90 anos do Núcleo de Barcelos e do Agrupamento 13.t

As primeiras promessas de adultos e rapazes (com idades de Lobitos e Exploradores) em Barcelos aconteceram há 90 anos atrás, a 25 de janeiro de 1925, no mesmo dia em que foi fundado o Núcleo de Barcelos.

As fanfarras dos agrupamentos locais abriram caminho até à Eucaristia que assinalou os 90 anos de escutismo na cidade de Barcelos. O momento revestiu-se de um brilho especial com a realização das promessas de dirigentes e outros elementos do Agrupamento 13, tal como há 90 anos atrás. A Eucaristia culminou com a atribuição da insígnia de Cavaleiro da Pátria ao caminheiro João Araújo.

João Araújo recebeu das mãos do Chefe Regional de Braga, Hugo Cunha, em representação do Chefe Nacional, a insígnia de Cavaleiro da Pátria como reconhecimento pelo seu exímio percurso escutista. O Caminheiro foi surpreendido pelo gesto mas acredita que o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no Núcleo e agora mais recentemente na Região de Braga tenham sido fatores decisivos na atribuição da mesma.

“Sejam escuteiros ativos, tenham voz e não se acomodem!”, esta foi a mensagem que João Araújo quis deixar a todos os escuteiros depois do emotivo momento .

Marcaram também presença na cerimónia o Chefe de Núcleo, Luís Gonzaga, o Chefe da Região de Braga, Hugo Cunha, e um representante da Câmara Municipal de Barcelos, Vasco Real, representante do pelouro da Juventude e Associativismo.

Esta foi a primeira iniciativa de comemoração dos 90 anos do Núcleo de Barcelos. Está também previsto que a abertura do ano escutista (2015-2016) da Região de Braga aconteça no Núcleo de Barcelos.

Texto e fotografia de: Ana Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade