O Patriarca de Lisboa em conjunto com Isabel Narciso, Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e especializada em questões da família foram os oradores do Ciclo Sinais dos Tempos, subordinado ao tema: Sínodo dos Bispos sobre a família: desafios.
D. Manuel Clemente abriu a sessão dando a conhecer os resultados da primeira etapa do Sínodo dos Bispos sobre a família. Salientou que pela primeira vez, um Papa promoveu um Sínodo em duas etapas, para tratar do tema, a família.
“O Papa Francisco neste Sínodo levantou mais uma vez uma preocupação social, que diz respeito à crise do compromisso comunitário. Suscitar a reflexão e estimular o diálogo são características bem conhecidas desta Papa” salientou o Patriarca de Lisboa.
Um dos pontos essenciais desta Sínodo esteve relacionado com a valorização da família, como é entendida evangelicamente. Sustentando-se que os grandes valores do matrimónio e da família cristã são a resposta ao individualismo que se vive.
Isabel Narciso fez uma apresentação sobre a problemática familiar dos nossos dias, de acordo com vários estudos que tem coordenado e acompanhado.
De forma sintética apresentou os desafios atuais e futuros com os quais as famílias se debatem, dando algumas sugestões e formas para superar as dificuldades.
D. Manuel Clemente finalizou esta sessão afirmando que “o Escutismo é uma escola para a vida inteira, fundamentando em pleno o papel da família”.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia: Gonçalo Vieira.