Participar faz a diferença! é o lema que a cidade vai abraçar durante o ano.

Depois de Barcelona (em 2014) Lisboa foi a cidade escolhida, de entre várias candidaturas, para ser Capital Europeia de Voluntariado. Um reconhecimento de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas diversas entidades de solidariedade e voluntariado não só em Lisboa, mas um pouco por todo o país.

Os Paços do Conselho, em Lisboa, foram o local de eleição para receber a abertura oficial do ano 2015 de “Lisboa Capital Europeia do Voluntariado”. Para além da Câmara Municipal de Lisboa a comissão organizadora desta iniciativa é constituída também pela a Confederação Portuguesa de Voluntariado (da qual o CNE é Confederado), a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação EDP, o GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

João Teixeira, Secretário Executivo do CNE e vice-presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, destacou a oportunidade de um aumento na qualidade do voluntariado que se faz, não descurando o importante papel que os municípios podem ter em matéria de voluntariado.

Para João Afonso, vereador do Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, ser voluntário é uma atitude que temos perante a vida, o próximo e a sociedade. É acreditar na humanidade, igualdade e fraternidade. “É bom acordar com esperança num mundo melhor”, rematou. Considerando que o mundo é a casa comum que cada um de nós ajuda a construir, o vereador destacou ainda a alegria que o voluntariado traz a cada um. “Que alegria adormecer com a certeza de que contribuímos para um mundo melhor”, terminou.

Para a iniciativa está previsto também a elaboração de um mapa com a informação de todas as empresas lisboetas que promovem o voluntariado e em que áreas, com a criação de um índice de valor económico e social do voluntariado.

Texto e fotografia de: Rita Penela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade