Presidente da Assembleia da República entrega Voto de Saudação à revista Flor de Lis

Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República esteve presente hoje, no Museu do CNE, para a entrega do Voto de Saudação, atribuído por unanimidade, pela Assembleia da República à revista “Flor de Lis”, pelos seus 100 anos de existência.

O Museu Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi o local escolhido para a entrega do Voto de Saudação, atribuído por unanimidade, pela Assembleia da República à revista “Flor de Lis”, pelos seus 100 anos de existência.

O Presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, fez questão de estar presente nesta entrega ao CNE, onde marcaram também presente o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, o Chefe de Núcleo Oriental, António Vilaça, um grupo de escuteiros de vários agrupamentos deste Núcleo, e ainda o Vice-Presidente da Junta de Freguesia do Beato, Bruno Montinho e também os responsáveis do Museu do CNE.

A cerimónia decorreu junto da exposição temporária, que está no Museu, dedicada ao centenário da Flor de Lis, onde Ivo Faria na sua intervenção faz referência à evolução da imprensa escrita e ainda ao papel que a revista “Flor de Lis” tem junto dos escuteiros e da sociedade em geral realçando que “o mundo evoluiu, mas a revista continua, o que é sinónimo que continua a ter e a despertar interesse não só por aquilo que são os seus conteúdos pedagógicos, os seus conteúdos informativos, principalmente para os nossos voluntários, que todos os dias, todas as semanas, trabalham junto e com os jovens para que eles consigam desenvolver-se. Mas também é uma revista que contém, reflexões, que nos ajudam descobrir caminhos diferentes para que o resultado seja sempre melhor.”

Em relação à atribuição deste voto de saudação afirmou que” é para nós obviamente um motivo de satisfação e por isso agradecemos muito não só o voto como também a visita, já há algum tempo ansiada para podermos mostrar um pouco daquilo que é a nossa história, mas acima de tudo a nossa história viva que aqui, no Museu, se constrói todos os dias.”

José Pedro Aguiar-Branco tomou a palavra e começou por salientar que nem sempre o presidente da Assembleia da República se desloca para fazer a entrega deste tipo de votos de saudação, explicando que “acontece com a regularidade que as situações justificam… em alguns deles tenho este cuidado particular, pela presença, também, para dar um significado diferente, um valor acrescentado para a dimensão representativa do Presidente da Assembleia da República, em relação a quem foi prestado o voto de saudação. E, no caso, em concreto, acho que é justo, é merecido e é um reconhecimento, acrescentando ao lado do voto de salvação, do voto de agradecimento, que institucionalmente, também, desejo que fique assinalado com a minha presença.”

Aguiar-Branco referiu ainda que esta não só uma homenagem à revista, mas também a todo o trabalho desenvolvido pelos escuteiros no nosso país afirmando mesmo que “não são os escuteiros que têm de agradecer, mas ao contrário, é o país que agradece e reconhece, assim como, o Parlamento o que o Escutismo tem dado ao longo de sucessivas gerações, mantendo vivo o serviço à sociedade, e que nestes dias em que estamos a viver tomaram uma relevância ainda maior”.

Após a entrega do voto de saudação, que ficará exposto no Museu Nacional do CNE, o presidente da Assembleia da República fez uma visita guiada ao Museu e conheceu mais um pouco da história e do percurso Escutista em Portugal e no mundo.

Relembramos que este voto de saudação foi aprovado por unanimidade, no passado dia 19 de dezembro de 2025, pelo Parlamento. O voto sublinha ainda que a Flor de Lis é «a revista mais antiga em Portugal, em publicação ininterrupta», destacando a sua capacidade de adaptação às transformações sociais e tecnológicas ao longo de um século, sem perder a sua missão formativa nas áreas cultural, espiritual, cívica, ecológica, desportiva e humana. Com uma tiragem superior a 11.500 exemplares, o percurso da nossa revista é descrito como expressão de um «espírito de abnegação, serviço e participação», fiel aos valores defendidos por Baden-Powell.  Sabe mais sobre este voto aqui

Texto e fotografias: Susana Micaela Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade