O triénio 2015-2018 apresenta-se com três grandes objetivos delineados pela equipa recentemente eleita. Aproximar o núcleo dos agrupamentos caminhando lado a lado, contribuir para o enriquecimento pedagógico da ação dos agrupamentos e colaborar ativamente na formação dos dirigentes, para melhor desempenharem a sua missão junto dos jovens que lhes são confiados, são os três pilares do trabalho para a nova equipa para o Núcleo de Guimarães nos próximos três anos.
Ernesto Machado, dirigiu-se aos agrupamentos, manifestou acreditar na individualidade da ação pedagógica, feita nos acampamentos, reuniões, projetos e outras atividades, propôs-se a estar ao lado e acolher os agrupamentos na individualidade, mas com um objetivo comum, educar crianças e jovens à luz do evangelho. Salientou ainda que o núcleo procurará realizar visitas aos agrupamentos, contribuindo para uma melhor aplicação do método escutista e criação um espírito de unidade, fraternidade e vivência comuns na vida do núcleo. A nível regional Ernesto Machado garantiu que vai manter a participação nos trabalhos da Junta Regional e assumiu o compromisso de continuar a acolher projetos e desafios nacionais. É exemplo disso a atividade ibérica para caminheiros, Rover Ibérico, que decorre no próximo mês de agosto, no seu centro escutista no núcleo de Guimarães, na montanha da Penha.
A cerimónia de tomada de posse da equipa Arautos da Alegria, liderada por Ernesto Machado, decorreu no Paço dos Duques de Bragança e contou com as presenças do Arcipreste de Guimarães e Vizela Padre Constantino de Sá, do Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia, do chefe regional Hugo Cunha, do vice-presidente da Câmara de Guimarães, Amadeu Portilha. Estiveram também presentes os representantes regionais do CNE e diversas entidades civis e religiosas. Os vários agrupamentos do núcleo de Guimarães fizeram-se representar pelos chefes de agrupamento, dirigentes e escuteiros.
Texto e fotografia de: Departamento de Comunicação Núcleo de Guimarães.