Foi o Centro Nacional Escutista de Fátima que, no passado domingo, acolheu a Apresentação Pública dos 10 projetos, selecionados entre as propostas de 35 agrupamentos, candidatos ao Fundo Sousa Dias.
Jovens e adultos das regiões de Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Santarém e Setúbal tentaram mostrar em 15 minutos todas as fases de construção do seu projeto e o que os motiva a viver uma experiência internacional única.
Ao júri, constituído por Ivo Faria (região de Braga), Ricardo Luiz (adjunto do Secretário Internacional) e Miguel Fernandes (coordenador do Trilho Lusófono), coube a desafiante tarefa de enriquecer, avaliar e selecionar os agrupamentos a serem apoiados por este fundo.
Conforme estipulado em regulamento, foi publicada a lista final dos agrupamentos apoiados pelos três Fundos de Apoio ao Escutismo Local – Fundo Sousa Dias, Fundo Manuel Faria e Fundo Canto de Patrulha – assim como o respetivo montante atribuído.
Desde 2008 que o Fundo Sousa Dias apoia projetos de caráter inovador e evidente qualidade das ações, promovidas pelo nível local do CNE, fazendo com que cada vez mais escuteiros possam viver a dimensão internacional do Escutismo.
Texto e Fotografia de: Lara Serafim.