Talvez não suspeitasses que há mais mulheres que homens no movimento.

Quantos elementos tem o teu agrupamento? São mais mulheres ou homens? Os Lobitos têm o covil mais cheio do que a expedição/flotilha? Pertences à região com maior efetivo?
Acreditamos que conheces a realidade do teu agrupamento, mas deixamos-te alguns dados sobre o teu CNE, que te darão uma visão diferente daquela a que estás habituado.
Em 2013 eram 58716 Crianças e Jovens e 14048 Adultos, num total de 72764 Associados, quem compunha o Corpo Nacional de Escutas (excluindo-se os dados dos agrupamentos de Macau, Suíça e nível Nacional). Destes mais de 72 mil a maioria são mulheres: 36560, enquanto os homens eram menos 356, ou seja: 36204.

Curioso em relação ao efetivo das secções e dirigentes?
Os exploradores e moços eram, em 2013, a secção com maior número de jovens: mais de 20 mil, seguidos pelos Lobitos, quase a atingir os 17 mil e 500 elementos, os pioneiros e marinheiros que eram mais de 14 mil e, finalmente, os caminheiros e companheiros representavam mais de 7 mil jovens do CNE. Para estes mais de 58 mil jovens havia mais de 14 mil adultos!

A região de Braga era a região com maior efetivo, quase 15 mil escuteiros, seguida da região de Lisboa com mais de 13 mil escuteiros e da região do Porto com mais de 9 mil associados enquanto Bragança, a região com menor efetivo, tem 426 elementos.
A secção onde se assiste a uma maior diferença negativa entre o número de inscrições e desistências é a III onde, apesar das 1447 inscrições se registaram 2623 desistências durante o ano escutista, ao contrário da I secção onde se registaram 6642 novas inscrições contra 2500 desistências, equilibrando-se os números na II secção com 3014 inscrições e 3427 desistências.

Com 1024 agrupamentos ativos, o CNE tem em média um efetivo de 71 elementos por agrupamento sendo desses 57 jovens e 14 Dirigentes, representando uma média de 4,2 jovens por cada Dirigente.

Consulta todos os números da associação na publicação

Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Corpo Nacional de Escutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade