Para Onde Vais? foi o mote dos Festivais Regionais de Braga 2015.

O Multiusos de Fafe acolheu, no último fim de semana, mais uma edição dos Festivais Regionais de Braga, com o tema “Para Onde Vais?”, estando a concurso quatro vertentes: o VIII Festival escutista de curtas-metragens – EScurtas, o XVI Festival Monsenhor Américo – FMA, o II Concurso de Peças de Fogo de Conselho e o II Concurso de Fotografia Escutista.

Os festivais juntaram dezenas de Agrupamentos de escuteiros da Região de Braga, dos Núcleos de Barcelos, Braga, Cego do Maio, Fafe, Famalicão, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Verde, totalizando cerca de 1200 pessoas, enchendo, por completo, o pavilhão e tornando o ambiente fantástico, contagiando todos os presentes com a sua alegria e as suas músicas.

Momento de grande emoção, foi vivido com duas homenagens efetuadas a dois escuteiros que recentemente faleceram, o Chefe do Núcleo de Fafe, Adriano Pereira, e a Sofia do agrupamento nº532 de Mascotelos, sendo lembrados por tudo aquilo que transmitiram e fizeram sentir a quem com eles conviveu.

Este ano, o certame contou com 15 curtas-metragens, 17 canções, 5 peças de fogo de conselho e mais de 50 fotografias.
Este fim de semana foi vivido de uma forma muito especial, promovendo encontros, diálogo e interação, dando forma ao espírito criativo dos escuteiros da Região de Braga.

Na entrega dos prémios, o chefe regional Hugo Cunha enalteceu o caráter educativo e a oportunidade que estes proporcionam, promovendo as mais variadas manifestações artísticas das crianças e jovens escuteiros. Aproveitou para salientar o agradecimento a todas as entidades que colaboraram com a Junta Regional, nomeadamente a Câmara Municipal de Fafe, e a todos os participantes que dão sentido e colorido a esta grande festa que se traduz numa manifestação artística sem paralelo dentro do movimento.
O festival encerrou no domingo, com a eucaristia na Igreja de S. José, em Fafe.

Consulta aqui a lista completa dos vencedores.

Texto e Fotografia de: Pedro Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade