Mais de 20 elementos do Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança (DNPCS) estiveram envolvidos na Operação Fátima – Peregrinação 13 de maio -, deste ano. Com o papel fundamental de encaminhar peregrinos perdidos, a necessitar de ajuda médica ou outras carências identificadas, o DNPCS destacou para a ocasião também duas viaturas de apoio, um posto de comando e coordenação e uma tenda.
Zelando pela segurança dos peregrinos, a cargo do DNPCS esteve também a função de assegurar a manutenção dos corredores de segurança, bem como controlar as entradas e saídas laterais, do Santuário, tendo no período entre o meio-dia de dia 12 de maio e as 17h30 do dia 13 reencaminhado 28 peregrinos perdidos para os respetivos grupos, 4 peregrinos para a área de assistência hospitalar e 4 para hotéis ou residenciais onde estavam instalados.
Com milhares de peregrinos na área do Santuário a segurança é um ponto essencial para que tudo corra dentro da normalidade, contando a Autoridade Nacional de Proteção Civil com o auxílio do DNPCS ao longo do ano, definindo Planos de Operações para as grandes peregrinações que ocorrem.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: João Matos.