O dia começou, cedo, com a chegada a Fátima e check-in dos mais de 100 elementos que marcam presença em mais um Conselho Nacional de Representantes, este sábado, dia 23 de maio.
Depois da abertura, no Período Antes da Ordem do Dia, tempo para a IV Secção fazer a apresentação das conclusões do Cenáculo, que mobilizou mais de 2 mil elementos a participar em Cenáculos de Norte a Sul do país ao longo do último ano. “É muito importante ter Caminheiros e Companheiros que façam trilho, motivar os elementos a estar no CNE, a continuar o seu caminho e não os perder por desmotivação”, afirmou Norberto Correia, Chefe Nacional.
Pedro Duarte Silva, Secretário Nacional Pedagógico, agradeceu à equipa nacional, cessante, do cenáculo e desejou sucesso à equipa nacional que irá tomar posse, fazendo de seguida menção à Atividade Internacional deste ano direcionada à IV Secção, o Rover Ibérico. Têm vindo a ser realizados vários Encontros Regionais de preparação da atividade que terá início a quatro de agosto e envolve cerca de mil caminheiros e companheiros e 100 dirigentes.
“Duty to God” (dever para com Deus, em tradução literal), foi um dos pontos abordados pelo Secretário Nacional Pedagógico, por querer o CNE afirmar-se como líder no debate sobre a religião, associada ao movimento escutista mundial. No próximo mês de outubro o CNE irá participar numa sessão de estudo conjunta com Espanha, Itália e França (Grupo Mambré), no sentido de consolidar pensamentos e contributos que serão apresentados, em 2017, num debate na Organização Mundial do Movimento Escutista.
Joaquim Freitas, Secretário Internacional, destacou a vivacidade da dimensão internacional no CNE. “Só este ano já tivemos mais de 100 projetos para atividades internacionais apresentados pelos Agrupamentos à Secretaria Internacional, isto só mostra que estamos abertos ao mundo”, afirmou. Aproveitou ainda a ocasião para desafiar os representantes a dinamizar os mercaditos internacionais, localmente, e recordar a realização da Scout Academy no final deste ano.
Os resultados da avaliação do programa educativo, da responsabilidade da Secretaria Nacional Pedagógica, serão apresentados em detalhe no próximo Conselho Nacional, tendo sido feita uma abordagem genérica aos resultados, onde a baixa participação dos agrupamentos e elementos foi notória.
A Assistência Nacional aproveitou o Período Antes da Ordem do Dia para deixar um desafio aos presentes, no sentido de preparar o próximo ano escutista, sob o tema “Edificar com Francisco”, para que marquem presença na atividade de preparação do ano que se realizará em Fátima no próximo dia 4 de julho.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Gonçalo Vieira.