É pai ou mãe de um escuteiro e sempre que há acampamentos apetece-lhe fugir na hora da preparação ou desespera à procura de artigos nos perdidos e achados? Talvez queira ler alguns conselhos que temos para si.
Identifique todos, repetimos, todos os pertences do seu filho
Num acampamento estão dezenas, centenas ou milhares de elementos com roupas, objetos de campo, mochilas e calçado iguais. Se não estiverem identificados será uma missão quase impossível conseguir identificá-los e regressar a casa com todos. Para além do nome, coloque também o número do Agrupamento, será mais fácil em acampamentos de maiores dimensões.
Por favor não faça a mochila
Se fizer a mochila ao seu filho, sem que ele esteja presente, na hora de procurar alguma coisa ele não vai saber o que tem na mochila ou em que sítio da mochila procurar. Faça, com ele, uma lista de tudo o que é necessário levar para campo (atenção ao peso e dimensão da mochila, que deve respeitar a fisionomia da criança) e acompanhe-o na preparação da mochila, certificando-se que não fica nada para trás. É uma forma de dar mais autonomia ao seu filho, acredite que será uma ajuda muito maior do que fazer-lhe a mochila!
Arrumar tudo depois do acampamento é essencial
Quantas vezes, na preparação de um acampamento, desesperou à procura de uma coisa que tem a certeza que existe, mas só não sabe onde está arrumada? Para evitar que isso aconteça deixe que seja o seu filho a arrumar a mochila depois de um acampamento. Ajude-o na separação da roupa suja e do lixo (as crianças adoram trazer “recordações” de campo) e a arrumar o material de campo. Para além de o estar a ajudar a tornar-se mais organizado ele vai deixar de ter a desculpa de “não saber onde está a lanterna”.
Fonte: http://scoutmastercg.com/
Tradução e Adaptação de: Rita Penela. Fotografia de: Ricardo Perna.