Este fim de semana, 30 e 31 de maio, membros das equipas nacionais da associação francesa Scouts et Guides de France (SGDF) e das equipas nacionais do CNE sentaram-se para discutir estratégias, sucessos e partilharem soluções para as principais dificuldades que afetam as duas associações.
O programa desenrola-se em torno das principais áreas de trabalho comuns a ambas as associações: organização estrutural e crescimento, comunicação, internacional, pedagógica, espiritual e ambiente.
“Estas reuniões são fundamentais para partilha de boas práticas e ideias inovadoras para melhorar o escutismo”, enfatizou António Theriaga, chefe nacional adjunto do CNE.
“Estas reuniões são muito úteis e muito importantes porque podemos partilhar as ideias e ouvir o feedback das outras associações em relação ao que temos estado a fazer. Por exemplo, nós estamos neste momento a renovar o nosso programa educativo para os caminheiros e está a ser muito útil percebermos o que o CNE tem estado a fazer nesta matéria. Uma das principais diferenças entre o CNE o SGDF prende-se com a posição que os caminheiros ocupam na associação”, explicou François Mandil, delegado nacional responsável pela comunicação e angariação de fundos dos SGDF.
Numa tentativa de procurarem apoio mútuo estão presentes na reunião da parte dos SGDF, Christian Larcher, delegado nacional responsável dos SGDF pela CICE (Conferência Internacional Católica do Escutismo), Catherine Larrieu, delegada geral, Francois Mandil, delegado nacional responsável pela comunicação e angariação de fundos, Elise Drouet, secretária internacional e Benoit Lalire, comissário nacional para os caminheiros.
Da parte do CNE marcam presença o chefe nacional, Norberto Correia, o chefe nacional adjunto, António Theriaga, o secretário nacional pedagógico, Pedro Duarte Silva, o secretário internacional, Joaquim Freitas, o secretário nacional para a gestão, Manuel Lavadinho e o assistente nacional, Pe. Luís Marinho.
O programa continua até domingo. Este sábado, a noite internacional será em Belém e a responsabilidade da organização e dos agrupamentos 80 e 929.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Ana Silva.