Durante este fim-de-semana, entre os dias 5 e 7, os escuteiros da Região de Leiria comemoraram o 90º aniversário de escutismo na região. O ponto alto das comemorações foi a construção de uma mesa com cerca de 200 metros, onde mais de 1.500 pessoas, entre escuteiros e familiares, almoçaram juntos.
A atividade do fim-de-semana, o “Castel’à Escuta”, terminou com a celebração da missa do Corpo de Deus, presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, no parque da cidade. No fim da missa, o bispo disse que se sente “cheio de alegria e orgulho por ter um movimento de excelência humana e cristã enraizado na diocese, em quase todas as paróquias”. D. António sublinhou que “sobretudo num mundo difícil como o de hoje, os escuteiros têm objetivos, criatividade, e um grande crescimento espiritual”.
O fim-de-semana de comemorações começou na manhã de sábado, com a realização de um fórum sobre educação não formal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. Neste fórum esteve presente a antiga ministra da educação Isabel Alçada, e também o secretário internacional do CNE, Joaquim Freitas.
tDurante a tarde de sábado, dia 6, os escuteiros de toda a diocese participaram em atividades na cidade, que terminaram com uma festa no castelo de Leiria. O Chefe Regional de Leiria, Pedro Ascenso, descreveu o dia como uma “festa espectacular, na base do castelo, que também já está simbolizado com a marca do escutismo, um lenço”.
A manhã de domingo foi o momento mais esperado, em que os escuteiros de toda a diocese construíram, juntos, uma mesa com cerca de 200 metros, onde toda a região almoçou em conjunto. Para o chefe regional, “a mesa acaba por ser, perante a comunidade de Leiria, a afirmação do Corpo Nacional de Escutas enquanto movimento de ação e construção”.
Este fim-de-semana foi o ponto alto das comemorações dos 90 anos de escutismo na diocese, que decorrem durante todo este ano.
Texto de: João Francisco Gomes. Fotografia de: Região de Leiria.