A Cerimónia do Dia do Lobito, da Região, foi a ocasião escolhida para a Tomada de Posse da nova Junta Regional, no último domingo dia 14, numa eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese. O Chefe Regional cessante, António Duarte Bento, nos termos dos regulamentos e pelos serviços prestados, agraciou quatro dirigentes com a Cruz de S. Jorge em prata (inclui o Dirigente Luis Fernando, um dos grande obreiros da existência do Agrupamento em Aldeia de Joanes, do qual foi o primeiro Chefe) e três chefes, com a Cruz de S. Jorge de bronze (inclui o Chefe Nuno, atual Chefe do 1335 de Aldeia de Joanes). Fez uma síntese da sua ação e missão voluntária durante os muitos anos dedicados ao Escutismo, (mais de sessenta anos).
Foram eleitos o Chefe Regional José Sebastião, o Chefe Regional Adjunto Sandra Duarte, o Secretario Regional dos Adultos Francisco Ferreira, a Secretária Regional do Programa Educativo Isabel Ferreira, o Secretário Inter-regional e da Expansão Luís Fernando e o Secretário Regional Administrativo e Financeiro, Antero Mota Urgeiro.
Para o Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional foram eleitos o Presidente Joaquim Adriano (Agrupamento 506, Paul), o Vice-Presidente José Cerdeira, (Agrupamento 120, Fundão) e o Secretário António Carrola (Agrupamento 1222, Boidobra).
O empossado Chefe Regional, José Sebastião, traçou as linhas da sua ação. Agradeceu ao Chefe Bento, com quem fez uma caminhada no movimento, por “ toda uma vida dedicada ao Escutismo”, acrescentando que “ é um privilégio ter sido eleito Chefe Regional e dirigir nos próximo tempos os destinos da Região, mas também uma grande responsabilidade, que estou assumir aqui, perante Deus, a Igreja, o CNE e de vós aqui presentes.”
Texto de: António Alves Fernandes. Fotografia de: Junta Regional da Guarda.