A Atividade Piloto Nacional do Explorer Belt para a III Secção deu mais um passo na sua caminhada de preparação. No dia 10 de junho, na sede do Agrupamento 577 – Viseu, as Explorer Teams juntaram-se para ultimarem o seu projeto e o trajeto que irão realizar para o executarem.
Esta atividade, com o tema “Explorer Nómadas”, tem como imaginário a mitologia Celta Irlandesa. Este imaginário foi escolhido para ajudar cada um dos participantes a tomar contato com a realidade do país de destino, especialmente o seu folclore e as suas lendas. Apesar do imaginário ser comum a todas as Explorer Teams, cada uma irá vivê-lo de forma singular, uma vez que, associado ao fato de cada uma ter escolhido o nome de uma personagem diferente da mitologia Celta Irlandesa para patrono da Equipa, o imaginário será adaptado ao seu projeto, fazendo-o mais próximo e interessante.
Assim, os projetos escolhidos por cada uma das Explorer Teams foram os seguintes: Fauna e flora irlandesas; Mitologia e goidélica e lendas celtas em território irlandês; Arquitetura Neolítica, Celta e Medieval irlandesa; Comparação entre o interior e litoral da Irlanda, relativamente a gastronomia tradicional, fauna e flora e elementos arquitetónicos.
Para tal, os trajetos já estão definidos, variando entre os 190 e os 200 quilómetros, cumprindo esta e outras especificações definidas na versão provisória do Programa Explorer Belt para o CNE.
Apesar de estarem ainda previstos mais dois momentos de preparação em território nacional, antes dos participantes rumarem à Irlanda para realizarem a tão aguardada expedição, ainda há muito trabalho a fazer, pelo que os participantes continuam a colocar mãos à obra com o intuito de serem Pioneiros numa atividade, também ela, Pioneira.
Assim, importa relembrar que esta atividade, bem como a atividade piloto para a IV Secção realizada pela região de Coimbra lançarão as bases para que o Programa Explorer Belt seja uma realidade para toda a associação a curto prazo!
Para já, a Atividade Piloto Nacional do Explorer Belt para a III Secção, Explorer Nómadas, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Viseu e da empresa Soares & Figueiredo , que estão a ajudar a tornar este projeto possível.
Texto de: Carlos Nunes. Imagem de: Agrupamento 577 – Viseu.