Chamaram-lhe Projeto Rafiki (Relembrar, Animar, Fraternidade, Integrar, “Kompanheirismo”, Interior) e desenvolveram-no com base no abandono de locais onde apenas ficam os mais velhos, carregando uma vida de estórias.
No âmbito do projeto dos Mensageiros da Paz, dois amigos deram inicio ao projeto, contando com o apoio de mais caminheiros, no total de 6 (entre caminheiros e candidatos a dirigentes), de vários agrupamentos da Região de Leiria. Filipe Salgueiro é dos Parceiros, Joel Francisco de Santa Catarina da Serra, Daniela Casimiro da Cruz da Areia, Francisco Rosa de Santo Agostinho, Sofia Figueiredo de Porto de Mós e Jorge Reis, da Sé, igualmente em Leiria. Em todos é possível encontrar a vontade de servir e sonhar mais alto.
“O projeto consiste em apoiar diferentes populações isoladas, cuja idade média é elevada e que têm diferentes necessidades, quer sejam estas a nível de danos nas habitações, necessidade de bens materiais ou uma simples companhia para as poderem alegrar ao longo do dia. A zona de ação escolhida foi o Interior Norte de Portugal (Região de Bragança) pois foi uma zona considerada de grande interesse para a equipa tendo em conta os objetivos que esta pretende atingir”, afirmaram.
O projeto irá desenvolver-se durante duas semanas, com o objetivo de proporcionar o envolvimento de várias partes: as autarquias locais, agrupamentos do CNE da Região de Bragança e entidades de ação social.
Para além das duas semanas de projeto que irão desenvolver os caminheiros têm como objetivo também prolongar e abrir esta ação, nos próximos anos, a mais caminheiros que desejem integrar o desafio.
Fica a saber tudo sobre o projeto no
Facebook.
Texto de: Rita Penela. Imagem de: Projeto Rafiki.