No passado dia 14 de julho, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ao fim de cerca de 50 anos, regressou a Vila Flor. Um momento de verdadeira fé e comoção para todos, e que serviu de inspiração ao Agrupamento 1055, para desafiar a comunidade a unir-se em prol da Mãe da Igreja.
Tendo sempre presente o apelo do Papa Francisco, quando este se dirigiu aos escuteiros e pediu para “fazer pontes nesta sociedade onde há o hábito de fazer muros”, durante a semana que antecedeu a visita de Nossa Senhora de Fátima a Vila Flor, Escuteiros, Bombeiros Voluntários e dezenas de membros da comunidade, puseram mãos à obra para vestir de festa as principais artérias da vila. Os dias de preparação traduziram-se num verdadeiro encontro de gerações com avós e netos a trabalhar lado a lado e o resultado superou todas as expectativas. Milhares de flores azuis e brancas, cores de Nossa Senhora, encheram as árvores, as varandas, as estradas e até o céu de Vila Flor.
As instalações do Agrupamento 1055 foram muitas vezes pequenas para acolher todos os que, dia após dia, se quiseram juntar a esta corrente, e também no dia da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, durante a manhã, foram muitos os que se juntaram aos Escuteiros para embelezar ainda mais as ruas, com a realização de uma passadeira de flores naturais.
A iniciativa contou com o apoio do Município e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor.
Texto de: Sara Carvalho. Fotografia de: Direitos Reservados.