A comemoração do 42º aniversário do Agr. 382, Cantanhede, coincidiu com a inauguração de novas valências no Campo Escola Fonte D. Pedro, cujo espaço foi cedido ao agrupamento pela Câmara Municipal de Cantanhede.
Depois da realização do 7º cicloturismo – Nos Trilhos das Lendas ¬– que percorreu as estradas e caminhos do concelho onde, a cada paragem havia uma nova lenda a ser descoberta, tempo para um almoço convívio, entre os elementos do agrupamento e as suas famílias, antes da inauguração oficial das melhorias em campo.
Com a presença do Chefe Nacional Norberto Correia, da Secretária Nacional Ana Costa, do Chefe Regional de Coimbra Manuel Pedrosa, do Vereador Pedro Cardoso e da Presidente da Junta Aidil e a presença de elementos escuteiros dos agrupamentos de St. Apolónia, Figueira da Foz e Carriço, o momento foi solene, carregado de alegria e muita emoção.
O Campo Escola Fonte D. Pedro sofreu profundas alterações com a construção da Cozinha de Campo com uma zona de esplanada, com a criação de caminhos pedonais e da construção de mais duas pontes, para além da ponte que já existia, e os poços também foram tapados. No que se relaciona com trabalhos de requalificação, estes foram direcionados para os chuveiros já existentes com colocação de umas barreiras de proteção e a Fonte, que dá o nome e é o ex-libris do Campo, foi também recuperada. A lenda e o mito continuam, pois conta-se há gerações e gerações que D. Pedro e Dona Inês passavam por estes campos e que os cavalos dos dois apaixonados matavam a sua sede naquela Fonte.
“Neste momento, o Campo tem condições exececionais para o Agrupamento de escuteiros realizar as suas atividades e poder receber e acolher mais e melhor quem procura este espaço para as suas atividades” considerou Cláudio Silva, Chefe de Agrupamento.
Texto e Fotografia de: Agr. 382 – Cantanhede.