Quinto dia de atividade vivido no centro da cidade.

Depois de um despertar ao som de precursão os caminheiros/companheiros e rutas em campo apressaram-se a fazer a descida do Monte da Penha até ao centro histórico de Guimarães para explorar todos os pontos de atividade que estavam à sua disposição.

O Desafio de hoje, dia 8, era o de comunicar ao outro o Homem Novo em que cada um se tem vindo a transformar ao longo da atividade. Era simples, tinham apenas de se envolver com a comunidade, descobrindo-se. Cada esquina do centro da cidade tinha um desafio e, cada praça, uma proposta para os rovers, que fizeram questão de aproveitar ao máximo aquilo que a cidade tinha para lhes oferecer.

Se no Castelo a proposta era a “Descoberta”, no Paço dos Duques procurava-se o “movimento” e a “Renovação” estava no Largo da Oliveira e Praça de Santiago. A Câmara Municipal, Largo dos Laranjais e Largo do Carmo eram pontos de construção “Lego” e a Plataforma das Artes apelava à “Criatividade” de todos.

O “reencontro” de todos os rovers estava marcado para as 18 horas. Fazendo uso de uma pontualidade quase britânica, às 18 horas e 1 minuto deu-se início ao muito aguardado flash mob que envolveu os mais de 1000 elementos no Largo do Toural, com uma atenta plateia vimaranense a ladear o espaço central.

Com uma subida de 1700 metros até ao Penha Centro Escutista através de teleférico, superando os 400 metros de altitude em escassos minutos, os rovers regressaram a campo para preparar o fogo de conselho geral.

O facto de ser a última noite em campo e do cansaço ser resultado de imensos quilómetros percorridos, não fez esmorecer a animação do fogo de conselho. Fez-se de muita música e dinâmicas – faladas e cantadas em português e espanhol –, simbolismo do ânimo e união que cada rover encerra em si durante esta atividade.

Texto de: Rita Penela. Fotografia de: João Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“A Terra Treme” de novo a 5 de novembro

Sabes o que fazer em caso de sismo? A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil irá promover no dia 5 de novembro, às 11h05, um exercício público de simulacro para a sensibilização para o risco sísmico.

Coimbra recebe o segundo Mercado de Oportunidades do CNE

A segunda edição do Mercado de Oportunidades do CNE realizou-se hoje, dia 1 de novembro, na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra. A iniciativa reuniu 243 participantes e 113 “mercadores” de diferentes áreas do Escutismo.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade