No fim de semana, 18 e 19 de Julho, o Campo-Escola de Fraião acolheu a sessão zero do Curso de Animadores Regional promovido pela Secretaria Nacional Pedagógica. Este curso conta com a participação de formandos de nove regiões: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Lisboa, Madeira, Portalegre-Castelo Branco, Porto e Santarém.
“Terra com Entranhas” foi o mote lançado que acompanhará os formandos, numa viagem com Abraão. Começámos por responder ao apelo “deixa a tua terra”, no sentido de deixarmos para trás a nossa casa, mas também de colocar de lado as nossas zonas de conforto e, por último, de deixar um pouco da terra das nossas regiões no Campo-Escola, para ajudar a germinar um carvalho, que se pretende venha a crescer com cada uma das regiões de origem.
Fomos convidados a repensar a nossa visão do Reino de Deus, que não cai do céu, antes brota das entranhas da terra, do manso e do pequeno, no segredo da vida; mais do que nos tocar ao de leve na ponta dos dedos, envolve-nos completamente, está no nosso meio.
O Chefe Nacional e a Junta Central marcaram presença, para afirmar o seu compromisso com esta formação e incentivar as regiões presentes.
Ao longo do dia, preparámos formandos e equipa de animação, o conteúdo do programa que vai enformar o (per)curso, procurando ir ao encontro das necessidades concretas de cada uma das regiões participantes.
Também lançámos uma nova dinâmica de desenvolvimento pessoal, baseada na avaliação 360º que os formandos desenvolveram, acompanhados por tutores convidados. Uma aposta desta equipa de animação, na complementaridade do desenvolvimento pessoal, a par do desenvolvimento da equipa e dos conteúdos programáticos mais tradicionais de um percurso neste contexto de animação regional.
Fomos motivados a enxertarmos o nosso desenvolvimento em Cristo, cortando o supérfluo e recentrando no essencial, (re)afirmando a nossa fé.
O curso prosseguirá no Outono, apostando fortemente na partilha das experiências que cada equipa traz para oferecer.
Texto e Fotografia de: Ivo Faria.