No último mês de julho, o CNE marcou presença no Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, na Torreira perto de Aveiro. Neste congresso estiveram presentes 410 participantes oriundos de 18 países como Brasil, Cabo Verde, Macau, Costa Rica ou França.
O congresso compôs-se por várias sessões plenárias, painéis com apresentações, saídas de campo e oficinas práticas através das quais, foi possível conhecer as realidades dos vários países, os desafios encontrados e as estratégias utilizadas, proporcionando um ambiente de entreajuda e discussão.
Num destes painéis o Departamento Nacional de Ambiente fez uma comunicação oral com o tema “O Escutismo como ferramenta de Educação Ambiental”. Esta comunicação demonstrou como o escutismo é um lugar priveligiado para a educação ambiental, apresentando alguns projetos que têm sido trabalhados no movimento, com especial enfoque na Insígnia Mundial de Ambiente. Esta apresentação suscitou bastante interesse por parte do público, tendo recebido vários comentários positivos.
A Educação Ambiental é um desafio em diferentes países e culturas. Este tipo de eventos como promove a troca de conhecimento e uma compreensão mais global da realidade ambiental. É importante o Escutismo manter presente esta missão de educar jovens conscientes do seu impacto no ambiente e dispostos a tomar atitudes que ajudem na sua proteção.
Texto e Fotografia de: Ana Ferreira.