O IV Acanuc Oriental reuniu 13 dos 17 agrupamentos da zona oriental de Lisboa no Centro de Atividades Escutistas Viriato (CAEV), em Viseu, e compôs-se das mais variadas atividades. Desde os jogos de cidade a caminhadas, das atividades aventura às atividades de serviço. Com o campo instalado numa belíssima mata de carvalhos no Parque do Fontelo, foram dias intensos para todos os participantes, onde se procurou Saber, Saber Ser e Saber Fazer.
Neste grande acampamento viveu-se o tema do Feiticeiro de Oz: os Winkies (Lobitos), Gillikins (Exploradores), Muckhins (Pioneiros), Quadlings (Caminheiros) e os Ratos do Campo (Serviços) procuraram seguir os passos de um leão com coragem, um espantalho com miolos e um homem de lata com coração.
Todos tiveram de se fazer ao caminho, ladrilhado de amarelo, sem nunca perder o destino e transpondo todas as dificuldades. Conduzidos pelas histórias e conselhos de Tiago, o feiticeiro maior, que com as suas artes de ilusão e elucidação, os ajudou a chegar à cidade das esmeraldas e pedir a Oz o que receavam ter perdido.
A cerimónia de abertura contou com a presença do Chefe Nacional, Norberto Correia, e do Chefe Regional de Viseu, Pedro Cruz. Durante o acampamento tivemos ainda o prazer de ter a presença de D. Ilídio Pinto Leandro – Bispo de Viseu e de D. José Traquina – Bispo Auxiliar de Lisboa, bem como de Pedro Aparício – Junta Regional de Lisboa e Pedro Duarte Silva – Secretário Nacional Pedagógico.
Texto e Fotografia de: Carlos Pacheco.