O Corpo Nacional de Escutas oficializou esta sexta-feira, 4 de setembro, a sua adesão à PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados).

A Europa atravessa a maior crise de refugiados/migrantes desde a II Guerra Mundial e, neste sentido, diferentes organizações da sociedade civil, entre as quais o CNE, mobilizaram-se, a par com o Estado, para responder ao flagelo.

Rui Marques, conhecido ativista de causas sociais, foi o mentor e impulsionador do projeto que, em sete dias, conseguiu criar e dinamizar a PAR. Os principais objetivos da plataforma são fazer o acolhimento e a integração de famílias refugiadas e também apoiar os refugiados no seu país de origem.

Foram constituídas duas linhas de ação da PAR: PAR Famílias e PAR Linha da Frente. A PAR famílias apresenta-se como um projeto que visa o acolhimento e a integração de crianças refugiadas e das suas famílias em Portugal, em contexto Comunitário, com o envolvimento de instituições locais. A Par Linha da Frente procura dar apoio aos refugiados nos países de origem ou vizinhos através da recolha de fundos que suportem o trabalho que é feito na linha da frente com as populações de risco.

A adesão à plataforma é livre. Neste momento cerca de 20 organizações da sociedade civil e ainda inúmeros órgãos de comunicação social já integram a PAR mas estão constantemente a chegar pedidos de outras organizações para aderirem.

“Na cultura portuguesa estamos habituados a fazer pelo outro. Em Portugal as pessoas organizam-se muito bem e rapidamente conseguem dar resposta. Sublinhou o Pe. Lino da Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

“Recusamos a fratura entre diferentes convicções religiosas, ideológicas ou étnicas. Temos história de um excelente convívio inter-religioso”, acrescentou Rui Marques ao introduzir Abdool Vakil, responsável da comunidade islâmica.

Abdool Vakil salientou o facto de estarmos todos a trabalhar com um objetivo comum. “Somos todos iguais aos olhos de Deus. Trabalhamos todos em conjunto.” Abdool Vakil aproveitou o momento também para anunciar que a comunidade islâmica tem condições para receber cerca de 250 refugiados.

São esperados cerca de 1500 refugiados em Portugal provenientes das zonas de conflito.

Para conhecer um pouco melhor as associações que já fazem parte da PAR e saber o que fazer para ajudar clique aqui.

Texto e imagem de: Ana Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade