A Expedição do Estoril, Agr. 75, realizou a sua grande aventura de Verão entre os dias 13 e 24 de Agosto, em Itália e na Suíça.
Em Becchi (Turim) no dia 16, realizou-se a Eucaristia comemorativa dos 200 anos de nascimento de S. João Bosco. Os 33 exploradores, em representação do agrupamento, não poderiam deixar de estar presentes no evento, em memória daquele que é o seu patrono.
De Turim seguiram para Genebra, onde os exploradores tiveram uma excelente oportunidade educativa: visitar o Bureau Europeu de Escutismo. Recebidos no bonito Parc des Bastions por dois executivos do Bureau que explicaram, de uma maneira acessível a todos os jovens perceberem, como funciona o Escutismo Mundial e Europeu. No fim, houve troca de lembranças e cada uma das 5 patrulhas recebeu um certificado oficial de visita àquele organismo. Depois do almoço, seguimos para Kandersteg.
No KISC, ficaram alojados no Old Chalet, de onde partiam, diariamente, e bem cedo, para muitas aventuras, sobretudo de montanha.
Um dos objetivos das atividades era que cada explorador recebesse o distintivo High Adventure. Para isso, teriam que fazer várias provas. Dentre elas, banhar-se num lago alpino (Oeschinensee), dormir num abrigo de montanha (Gfelalp) e atingir o topo de uma montanha com pelo menos 2500m (First, com 2348m).
Muitas outras atividades foram realizadas naquele mítico local de atividades escutistas que é Kandersteg.
De realçar o grande espetáculo que foi o International Campfire. Esse Fogo de Conselho ficará marcado para sempre na memória dos exploradores que, certamente, nunca viram algo tão diferente do habitual.
O contacto com escuteiros de outros países, a troca de distintivos, os jogos em conjunto com eles, os desafios vencidos, enfim, tudo contribuiu para que os exploradores tivessem, como muitos o disseram, a maior aventura de suas vidas e, claro, ficaram com vontade de lá voltar daqui a uns anos.
Texto e Fotografia de: Alex Ripoll.