No último fim de semana, 17 e 18 de outubro, a Secretaria Nacional de Ambiente e Prevenção (SNAP), através do Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança (DNPCS), levou a cabo a VI edição da Semana Nacional de Proteção Civil e Segurança. A Região do Algarve acolheu esta edição, enquadrada na vivência do JOTA/JOTI, através da sua Base Regional. Estiveram presentes 16 agrupamentos, envolvendo cerca de 400 escuteiros, oriundos daquela Região.
As hostilidades começaram na manhã do dia 17, após uma boa e organizada receção dos diversos participantes, procedeu-se à abertura da atividade com umas breves palavras do Chefe Regional, José Cercas, do Algarve e do Chefe do DNPCS, João Pinheiro.
Às Equipas foi distribuído um passaporte que continha diversas etapas a desenvolver durante Jogo de Cidade. Nesta edição, o Jogo decorreu durante todo o dia de sábado, contando com a participação muito ativa dos diversos Agentes de Proteção Civil presentes, que criaram nos seus postos dinâmicas de formação e sensibilização.
O dia de sábado terminou, após a eucaristia celebrada pelo Assistente Regional Pe. Nelson, com um alegre e contagiante concerto de música cristã, dinamizado por dois grupos da Região.
O domingo ficou reservado à apresentação do dispositivo dos Agentes que compõem do Sistema Nacional de Proteção Civil. Momento desenvolvido junto à Câmara Municipal de Albufeira (CMA), em ambiente de grande animação e envolvência dos Escuteiros com os Agentes de Proteção civil.
Um misto de ansiedade e alegria eram evidentes nos rostos dos mais novos! Desde a apresentação da equipa cinotécnica da GNR até à interação com os diversos agentes e meios, resultou numa manhã de domingo em cheio!
A atividade terminou com a entrega dos diplomas de participação aos agrupamentos e de agradecimento às entidades presentes, discursos dos agentes presentes, com particular relevância para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e responsáveis máximos da CMA, Chefe do DNPCS e do Chefe Regional.
Podemos mesmo afirmar que, não havia melhor forma de iniciar mais um ano escutista para a atual equipa do DNPCS, com o desenvolvimento excelente da atividade de excelência do departamento, ganhando uma enorme motivação para outros desafios que se avizinham.
Texto de: João Pedro Pinheiro. Fotografia de: João Matos.