João Armando Gonçalves no Conselho Regional de Évora

Português, de uma simplicidade e humildade fantástica, João Armando Gonçalves esteve no Conselho Regional de Évora, que se realizou em Coruche no passado dia 14 de novembro, veio falar-nos de um Escutismo que é um mundo de aprendizagens para as nossas crianças e jovens.

Um movimento com 40 milhões de associados, cuja riqueza está na diversidade, de raça, religião, de cultura.

Escutismo uma Missão com vários enfoques; Atividades e Ação, Transformação e Serviço; Unidade e Celebração: são estas as características do movimento escutista.

Em 2023 pretende-se que seja o maior movimento mundial de educação de jovens capacitando-os para serem cidadãos ativos capazes de criar uma mudança positiva nas suas comunidades e no mundo com base em valores partilhados.

Como prioridades estratégicas o Comité Mundial do Escutismo tem seis áreas: o Envolvimento dos jovens no movimento e nas comunidades, os Métodos Educativos enquanto ambiente de educação não formal, Diversidade e inclusão de forma a refletir as sociedades atuais e chegar a novos públicos, o Impacto Social provocando uma mudança efetiva nas comunidades, Comunicar de forma e relacionar-se melhor, por último, a Governança e apoio às associações.

Para o futuro pretende-se que o movimento mantenha a mesma Missão educativa, que seja um ambiente de aprendizagens através de experiências intensas, um espaço de liberdade e aventuras, um ponto de encontro entre amigos, uma força de transformação social, mais global, mais internacional; mais urbano, adaptado às diferentes pessoas, utilização de novas tecnologias quer na comunicação quer na formação, por último ser mais colaborativo e aberto, SER um MOVIMENTO.

Foram as principais ideias deixadas, numa manhã de partilha muito enriquecedora para cada um de nós e para a Região.

Texto e Fotografia de: Maria Helena Guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade