Foi num ambiente de grande alegria e satisfação que toda a comunidade de Gondifelos presenciou a fundação do Agrupamento de escuteiros de Gondifelos. O dia 29 de novembro de 2015 fica assinalado, para a história, como a data que, oficialmente, marca a filiação do Agrupamento nº1387 de Gondifelos do Corpo Nacional de Escutas, com o Patrono São Félix. Dele fazem parte a Alcateia São Francisco de Assis e a Expedição Abraão.
A cerimónia foi realizada no gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, com uma eucaristia presidida pelo Rev. Arcipreste Pe. Armindo Paulo, com a presença do Assistente de Núcleo Pe. Vítor Ribeiro e o Assistente de Agrupamento Pe. David.
Um dos momentos mais sentidos foi a realização das promessas dos novos escuteiros constituídos por 14 Lobitos e 19 Exploradores, bem como de 4 Dirigentes, que os acompanham nesta caminhada, apoiados pelos seus pais. Perante a comunidade, a Igreja e Deus, assumiram o desejo de serem escuteiros e contribuírem para uma sociedade mais equitativa e solidária.
Este Agrupamento de escuteiros compromete-se a fazer caminho na construção de uma sociedade melhor, contribuindo para a educação dos jovens, propondo-lhes um projeto de vida assente num conjunto de valores proposto na lei, fazendo com que estes valores sejam parte integrante das suas vidas.
Numa cerimónia muito rica em simbolismo, o Chefe de Núcleo de Famalicão, Valdemar Magalhães, entregou diversos símbolos, destacando-se a lei e a carta do Escutismo Católico Português, representando o compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida e que visa o desenvolvimento da consciência de um crescimento sadio em diálogo com a natureza, com os outros e com Deus, bem como a bandeira do Agrupamento.
Valdemar Magalhães agradeceu ao Assistente de Agrupamento, Pe David, e a toda a comunidade, que reuniu adultos educadores, crianças e jovens, sendo esta uma ambição antiga, e que hoje se traduz numa realidade, depois de estes demonstrarem responsabilidade e interesse nas provas prestadas ao longo de um processo formativo e que tem um significado muito importante na vida de um Escuteiro e deste Núcleo.
Presente, o Chefe Regional de Braga, Hugo Cunha, afirmou que a fundação de um Agrupamento escutista traz uma responsabilidade acrescida na comunidade, mas também há um sentido de serviço que inspira todos os que se envolvem e o rodeiam. Esta ação voluntária em prol da educação das crianças e jovens resulta num sentimento de alegria e felicidade profunda. Numa mensagem para os novos escuteiros, afirmou para que eles sejam audazes e lembrem-se sempre das palavras de BP, “Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes…”.
Estiveram, ainda, presentes o Vereador da Educação Conhecimento e Empreendedorismo, Leonel Rocha, um representante da Direção do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, membro da Junta de Freguesia, os padrinhos do Agrupamento, escuteiros dos Agrupamentos do Núcleo de Vila Nova de Famalicão, diversas associações, movimentos e grupos paroquiais de Gondifelos.
Texto e Fotografia de: Pedro Santos.