Escuteiros do Ar são uma realidade na Região de Setúbal.

O dia 13 de dezembro vai ficar para a história do escutismo em Portugal como a data da filiação do Agrupamento 1388 – Samouco, que tem a especificidade de praticar atividades áreas. Os escuteiros do ar realizam atividades tão diferentes como batismos de voo, paraquedismo ou lançamento de papagaios e aviões de papel, fazem simulações de pilotagem, aeromodelismo, modelismo ou Marshalling (parqueamento de aeronaves).

A data de 29 de janeiro de 1941 marca oficialmente o reconhecimento do Escutismo do Ar como um ramo do Escutismo, mas os primeiros passos foram dados consideravelmente mais cedo, pela mão do irmão mais novo de B-P, o major Baden Fletcher Smyth Baden-Powell, verdadeiro apaixonado pelos assuntos aeronáuticos.

Na Região de Setúbal, a ideia surgiu com a chegada do Pe. Jorge à Paróquia do Samouco. Depois de se pensar na hipótese o passo seguinte foi conversar com o Comandante da Base Aérea N.º6, no Montijo, que recebeu a ideia de braços abertos.

«O Pe. Jorge queria tirar o brevete e fez-me algumas perguntas, e dessas conversas surgiu essa boa ideia, e a coisa começou a andar por aí. O Pe. Jorge gosta de projetos ambiciosos, e portanto abraçámos este projeto», disse Nuno Macedo, à Flor de Lis, chefe do agrupamento quando o este ainda estava em formação.

Na cerimónia de filiação foram investidos 7 dirigentes, contando o Agrupamento com 70 elementos, na presença da Chefe Regional Interina, Ana Chagas, do Chefe Nacional Adjunto, António Theriaga, e João Sousa, Adjunto do Secretário Nacional Pedagógico. Para além de vários Agrupamentos vizinhos, os dirigentes do Agrupamento Padrinho, Alcochete, fizeram questão de estar presentes. Também o representante da Junta de Freguesia de Samouco, o vereador da Câmara Municipal de Alcochete, e o Comandante da Base Aérea se fizeram presentes neste dia histórico para o escutismo na Região e no país.

Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Gonçalo Antunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agrupamento 1402 São Miguel no Jubileu 2025

Quando pensámos desafiar os jovens do nosso agrupamento, 1402 São Miguel, a participar no Jubileu levantaram-se dúvidas e incertezas, pois a realização de um evento desta magnitude afigurava-se uma tarefa complexa, quer a nível logístico, quer financeiro.

Clã de Mafra junta mais de 50 Caminheiros para viver os símbolos da IV Secção

A “Mochila”, uma atividade que surgiu com a vontade do Clã 35 de realizar algo de Caminheiros para Caminheiros, concretizou-se nos dias 21 e 22 de junho, em Mafra. O principal objetivo era juntos conseguirmos alcançar o Homem Novo através da vivência dos símbolos da IV Secção: a tenda, o pão, o fogo, a vara, o evangelho e a mochila.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade