
Portugal presente na All Groups Meeting (AGM) da Região Europeia
Entre as montanhas de Kandersteg e o espírito internacional que caracteriza o Escutismo,
Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2026, decorreu em Gdańsk, na Polónia, o IC Network Meeting 2026, um encontro que reuniu responsáveis internacionais das organizações escutistas nacionais da Região Europeia.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) marcou presença, integrando a comitiva da Federação Escutista de Portugal, juntamente com a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP).
O encontro contou com a participação de Carlos Filipe Pereira, recentemente eleito Secretário Internacional, acompanhado por Filipa Aroso, que desempenhou anteriormente esta função, assegurando a continuidade da representação do CNE neste espaço internacional.
Durante os três dias, a belíssima cidade de Gdańsk foi palco de um intenso programa de partilha, reflexão e aprendizagem, permitindo conhecer diferentes realidades.
A agenda incluiu momentos de atualização sobre o trabalho desenvolvido pela Região Europeia, sessões de integração e acompanhamento de novos responsáveis internacionais e momentos dedicados à sustentabilidade de eventos.
O programa contemplou ainda uma visita ao local do World Scout Jamboree, sessões dedicadas à gestão das visitas internacionais e os ScoutTalks, onde diferentes organizações escutistas nacionais partilharam projetos e boas práticas. Estes momentos permitiram não só conhecer iniciativas inspiradoras, mas também perceber a diversidade de realidades e contextos em que o Escutismo se desenvolve, com diferentes abordagens e respostas aos desafios de cada organização.
No último dia, o trabalho centrou-se no apoio às organizações escutistas nacionais na concretização da Strategy for Scouting, terminando com um momento de reflexão particularmente significativo: “Reflect – Connect – Move Forward”, três ideias que sintetizam o espírito destes dias de partilha, ligação e construção conjunta do futuro do Escutismo.
Refletiu-se, assim, sobre os sucessos do último ano, os principais destaques do encontro e os caminhos a seguir. A participação em Gdańsk demonstrou, uma vez mais, a forte dinâmica internacional do CNE e a capacidade da associação para estar presente e participar ativamente nos principais espaços de cooperação do Escutismo europeu, contribuindo com a sua experiência e aprendendo com as práticas de outras organizações.
Foi também uma oportunidade para partilhar com os restantes participantes o trabalho desenvolvido pelo CNE no registo das Atividades Escutistas Internacionais (AEI), evidenciando o nível de organização e acompanhamento que caracteriza este processo no CNE.
O IC Network Meeting 2026 foi, assim, um espaço privilegiado para partilhar experiências, criar novas ligações e reforçar a cooperação entre os diferentes atores do Escutismo europeu, trazendo para Portugal novas ideias, aprendizagens e oportunidades de colaboração.
Texto e Fotografias: Carlos Pereira (Pi) – Secretário Internacional

Entre as montanhas de Kandersteg e o espírito internacional que caracteriza o Escutismo,

Falar sobre saúde mental pode ser difícil mas é importante. Ser mentalmente saudável

Em 2026, o mapa escutista europeu junta várias oportunidades para Caminheiros e Companheiros

De 15 a 19 de Abril, a cidade de Verona, em Itália recebe