O imaginário para o dia de S. Paulo foi escolhido de entre diversas propostas no Encontro Regional de Caminheiros e Companheiros (ERC2). Para as comemorações de 2016 a temática escolhida foi um pequeno filme de animação que nos mostra a metamorfose de uma lagarta. Com o imaginário “Metamorfose” e tendo como lema “E tu, aceitas a mudança?”, a equipa de projeto decidiu ao longo da atividade explorar o que acontece à lagarta para se transformar em borboleta e adaptar isso à vivência da 4ª secção. Viver a incerteza de não saberem se algum dia chegariam a «ser» borboletas e à humildade de aceitar a transformação em «borboleta» (o homem novo). Com este imaginário a atividade de serviço tinha de ter a ver com a mudança e foi então que surgiu a ideia de fazer serviço na APEXA, “Associação de Apoio a Pessoa Excecional do Algarve” que trabalha nas áreas da educação, formação, saúde, lazer, desporto, trabalho e inclusão social, promovendo assim o direito à igualdade de oportunidades.
A ação de voluntariado, no âmbito do projeto “Flamingo” consistiu, num primeiro momento na recuperação de uma escola antiga, que irá funcionar como espaço de apoio à APEXA, e num segundo momento na planificação de seis micro projetos sociais que procuram de forma criativa ajudar pessoas com necessidades especiais ou desfavorecidas, sob a orientação de um dos responsáveis da associação, que poderão ser adotados pela associação ou, se os caminheiros/companheiros assim o desejarem, poderão ser implementados na localidade de proveniência de cada agrupamento.
Este modelo de atividade é prática comum na 4ª secção da região do Algarve e todos os anos pretendem oferecer diferentes exemplos de atividades de serviço.
Texto de: Ana Isabel Silva e Tiago Silva. Fotografia de: Pedro Porto.