A atividade “No berço de Portugal à procura da resposta esteve inserida nas comemorações do 29.º aniversário do agrupamento e na mística do tema para este ano escuta Ser resposta.
Os escuteiros arganilenses foram até Guimarães onde, no castelo, foram recebidos pelo rei e pelos centuriões. Depois do discurso de boas-vindas, foram entronizados cavaleiros, constituíram-se em legiões para irem à descoberta da cidade berço.
Estavam todos devidamente caraterizados, este foi o desafio deixado pelo rei aos cavaleiros que começaram a descoberta no castelo. Procuraram a resposta aos enigmas nos vários locais históricos e emblemáticos da cidade, onde se encontravam os centuriões. As questões que lhe iam sendo entregues comprovavam a sua passagem por cada local por onde passavam e que completavam as peças que levaram à reconquista do castelo.
Vitoriosos, os escuteiros chegaram ao fim da aventura e fizeram a festa da conquista e, em raide, dirigiram-se para o agrupamento 814, Nossa Senhora da Conceição, Guimarães, que gentilmente cedeu a sua Sede para fazerem o jantar e pernoitarem, depois do magnífico fogo do conselho a terminar um dia longo, cansativo, mas muito feliz.
No domingo após a participação na Eucaristia fizeram uma visita ao Palácio dos Duques e depois à Penha, onde depois do almoço foi feita a avaliação, com todos, a darem nota cinco à atividade e a cantarem o hino feito para a ocasião.
Texto de: José Moreira Castanheira. Fotografia de: Agrupamento 874.