O agrupamento 309, Ceira, região de Coimbra comemora este ano 50 anos. São muitas as propostas que assinalam este aniversário.

No dia 28 de fevereiro, assinalámos o cinquentenário com uma sessão solene e espera-nos um ano cheio de projetos e iniciativas que vão acrescentar ainda mais histórias às muitas que já temos para contar.

As palavras do hino deste aniversário dizem tudo por nós: “De 50 em 50, a crescer, a multiplicar gestos que contem, a ser coragem de acreditar.” De um grupo de 10 escuteiros, passámos a 150 e chegámos a ser 200, na década de 90. Ao longo de 50 anos, o 309 contribuiu para a formação de mais de cinco centenas de crianças e jovens, sempre à maneira de B-P.

A sessão solene, em Ceira, que deu início às comemorações e contou com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, do Chefe Nacional, Norberto Correia, do Chefe Regional, Manuel Pedrosa, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado e do ex-Chefe Nacional Luís Lindington, entre outros representantes de entidades da região e da freguesia.

Marcaram também presença escuteiros fundadores do 309, num momento que serviu para recordar a fundação e os dias vividos de lenço ao peito, mas também para celebrar, com os atuais escuteiros, aquilo que o agrupamento ainda é e vive hoje. Na sessão, foram ainda apresentados a insígnia comemorativa dos 50 anos e o hino do cinquentenário.

Ao dia 28, seguem-se meses de muitas atividades dirigidas aos antigos e aos atuais escuteiros, à nossa comunidade e a todos aqueles que nos ajudaram a crescer:

Encerramos o ano com um Acampamento de Agrupamento, onde esperamos celebrar também a alegria de caminhar para mais 50 anos de muito escutismo transformado em história.

Texto de: Pedro Balhau e Lisa Ferreira Fotografia de: Zé Figueiredo e Ana Mesquita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agrupamento 1402 São Miguel no Jubileu 2025

Quando pensámos desafiar os jovens do nosso agrupamento, 1402 São Miguel, a participar no Jubileu levantaram-se dúvidas e incertezas, pois a realização de um evento desta magnitude afigurava-se uma tarefa complexa, quer a nível logístico, quer financeiro.

Clã de Mafra junta mais de 50 Caminheiros para viver os símbolos da IV Secção

A “Mochila”, uma atividade que surgiu com a vontade do Clã 35 de realizar algo de Caminheiros para Caminheiros, concretizou-se nos dias 21 e 22 de junho, em Mafra. O principal objetivo era juntos conseguirmos alcançar o Homem Novo através da vivência dos símbolos da IV Secção: a tenda, o pão, o fogo, a vara, o evangelho e a mochila.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade