O Cenáculo Regional de Lamego decorreu em Resende sob o lema "Define quem queres ser".

Sendo Lamego uma região interior e de grande dispersão geográfica, a saída dos jovens para as grandes cidades, com o consequente abandono do agrupamento, e a dificuldade de deslocação, mesmo dentro da região, faz com que tenham que ser constantemente procuradas técnicas que facilitem a coesão do grupo e motivem os jovens a permanecer e evoluir dentro do Movimento.

Também para se conhecerem melhor e criarem laços de amizade e companheirismo e criarem estratégias conjuntas de evolução, estes encontros são importantes.

Dentro do lema que guiou este Cenáculo, dois convidados expuseram dois temas pertinentes e atuais, que foram posteriormente debatidos por todos: o Pe. Miguel Peixoto, de Vila Nova de Foz Côa apresentou o tema ” Valores e responsabilidades enquanto escuteiros e cidadãos “, e o jovem Pedro Montenegro, do Grupo de Jovens da Sé-Lamego, Leigos da Boa Nova, e que já pertenceu ao Agrupamento 140 apresentou a sua experiência de Voluntariado, quer com o CNE, com o Grupo de Jovens da Sé e com os Leigos da Boa Nova (em Portugal e em Moçambique).

Foram três dias muito preenchidos e em que todos puderam ”encher a mochila de vivências”, sendo a mochila o símbolo do Escuteiro, que, sempre alerta e preparado, não descuida também a sua “mochila interior” e trata sempre de a manter sã e cheia de valores, para poder ser um elemento construtor duma sociedade melhor.

Texto de: Isilda Montenegro. Fotografia de: João Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Dia de Núcleo 2025 do Núcleo Moinhos de Vento

No passado dia 17 de maio, o Núcleo Moinhos de Vento viveu um dos momentos mais marcantes do ano escutista: o Dia de Núcleo, que teve lugar em Santo Antão do Tojal e reuniu, em comunhão e alegria, cerca de 1000 escuteiros dos seus 15 agrupamentos.

O Tesouro… somos nós! Coimbra realiza Dia da Região

Os escuteiros da Região de Coimbra realizaram mais um Dia da Região, desta vez em Fátima, de 16 a 18 de maio de 2025, numa concentração com cerca de 400 crianças, jovens e adultos de norte a sul da Diocese de Coimbra.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade