Nos dias 23 e 24 de abril de 2016, os caminheiros e companheiros da região de Coimbra, realizaram mais um Encontro Regional sob o lema (in) visível.

A atividade contou com a participação de 71 caminheiros e companheiros e 14 dirigentes sob o tema (In) visível, foram desafiados a viver as 14 obras da misericórdia.

“Olho-me ao espelho. Este ano tem sido feito de desafios, obstáculos, de contratempos. A imagem é distorcida. Não consigo perceber bem quem sou e o que vejo. Faço a mochila e ponho-me a caminho. Levo as dúvidas, as incertezas, as saudades, o cansaço, levo aquilo que sou. Ponho-me a caminho e sei para onde quero ir, mas tenho medo. Os caminhos são dúbios, pregam-nos partidas, tornam o certo incerto… suspiro fundo. Aceito o que Deus tem para mim, darei o meu melhor.”

Após terem sido reunidos por tribos juntando as sete peças do tangram de cores diferentes, partiram em raide. Neste primeiro momento tiveram a oportunidade de viver as sete obras corporais. A destacar o momento em que desmembraram as tribos para viverem a segunda parte do raide em clã, juntado o tangram por cores iguais.

Viveu-se o desafio da mudança e da dificuldade do caminho. Ao chegar ao farol da Figueira da Foz viveu-se o momento alto, olhando e ouvindo o mar, ouvindo a música, viveu-se o dia de forma individual e intensa.

No domingo, cada um dos clãs, foi convidado a viver as sete obras espirituais. Assim, partiram para a rua, para a comunidade, e desafiaram as pessoas a viverem com eles estas sete obras. Num momento de partilha, chamado o “Momento visível”, cada um dos clãs partilhou o seu dia.

O momento da Eucaristia foi um momento mágico, sendo um momento íntimo, de grande cumplicidade entre todos, onde se pôde reconstruir o farol com as peças do tangram, mas agora cheias de histórias.

“Ouço o som do mar, uma voz que canta, lágrimas que correm, doridas e magoadas. Pergunto-me o que faço, para onde caminho, serão certas as escolhas?
Olho-me ao espelho. Vejo-vos. São parte de mim, são a razão das minhas escolhas, são os que me fazem sentir que tudo está certo, os que me fazem crescer, rir, chorar de alegria, limpar a minha alma. Continuem a arrancar sorrisos às crianças, a ensinar senhoras de 92 anos a escrever bonita, a espalhar a mensagem de amor, a rezar, a perdoar, a aceitar. Homens novos, que radiam a luz do farol através dos seus corações.”

Texto de: Ana Pinto. Fotografia de: Kabrode.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade