Apresentada também a imagem para o ACANAC de 2017.

O Conselho Nacional de Representantes foi, como já vem sendo habitual, palco da apresentação do Calendário do CNE. O calendário continua a ser a principal ferramenta de comunicação externa do CNE e, simultaneamente, a sua principal fonte de angariação de fundos.

O Calendário do CNE tem para 2017 uma nova abordagem em termos de grafismo e ao nível dos conteúdos. No sentido de melhor comunicar com a sociedade civil o calendário de 2017 inclui testemunhos de escuteiros famosos (José Avillez, Susana Félix, D. Manuel Clemente, Gonçalo Cadilhe, Margarida Pinto Correia, Eugénio da Fonseca e João Armando) que advogam o Escutismo e o potencial do movimento. O lançamento do calendário contou com um vídeo do making of que pode ser visto aqui.

A Equipa do Cenáculo Nacional também marcou presença no Conselho Nacional de Representantes. A Equipa do Cenáculo apresentou vários modelos de participação de jovens, tanto de cariz consultivo como deliberativo, que resultaram dos encontros de Cenáculo Nacional. A apresentação abordava temáticas como a inclusão de Caminheiros e Companheiros nas Mesas de Conselhos de Núcleo/Região assim como a atuação do cenáculo enquanto Modelo de Participação no Núcleo/Região. Em breve uma publicação sobre a temática estará disponível para consulta.

Também em período antes da ordem do dia foi apresentada a imagem para o próximo ACANAC. O Chefe de Acampamento, Manuel Augusto, tomou a palavra e apresentou a todos os conselheiros o logótipo para o Acampamento Nacional assim como o seu distintivo. A temática geral para o ACANAC de 2017 é “Abraça o Futuro”. As secções abordam as sub-temáticas da Criação (Lobitos), Transformação (Exploradores), Inovação (Pioneiros) e Cooperação (Caminheiros). Para conhecer a imagem clicar aqui. Manuel Augusto aproveitou o momento também para anunciar as datas definitivas da atividade, os responsáveis pelas diferentes áreas, entre outras. Consultar a apresentação aqui.

Seguiram-se as apresentações das secretarias nacionais. Os secretários nacionais fizeram uma súmula das principais atividades que desenvolveram ao longo do ano. Das apresentações destaca-se o Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF) que foi alvo de recentes remodelações e conta agora com novas áreas de camarata e ainda espaço de acantonamento. Para fazer uma visita virtual ao espaço clicar aqui.

Durante a tarde foram votadas cinco propostas. O Relatório e Contas apresentado pela Junta Central foi aprovado com 146 votos a favor, um voto contra e uma abstenção. Foi também votada a proposta da Mesa dos Conselhos Nacionais de alteração do Regulamento eleitoral do CNE, tendo a proposta sido aprovada com 142 votos a favor e uma abstenção.

A região de Lisboa fez ainda uma proposta que visava a recomendação da OMME (Organização Mundial do Movimento Escutista) para prémio Nobel da Paz. A proposta foi chumbada com 68 contra, 51 abstenções e 42 votos a favor.

Foram também votadas duas propostas de aquisição e escritura de um armazém nas Olaias (Junta Central) e da Loja Escutista de Lisboa (Região de Lisboa). Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Houve ainda uma proposta de alteração ao Regulamento dos Conselhos Nacionais feita também pela Região de Lisboa que foi, depois de alguma discussão, retirada de votação.

Texto e imagem de: Ana Isabel Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Flor de Lis: 100 anos de História(s)!

A nossa Flor de Lis está a comemorar o seu primeiro centenário! Este mês, vamos embarcar numa viagem no tempo pelas páginas da nossa revista, o órgão oficial do CNE. Todos abordo?

Cursos nacionais em janeiro reforçam competências no CNE

O mês de janeiro foi marcado por diversos momentos de formação dinamizados a nível nacional. Entre cursos de atualização e capacitação, os participantes puderam aprofundar conhecimentos e fortalecer o seu papel enquanto educadores.

Fé que se enTenda

Hoje comemora-se São João Bosco e a equipa da pedagogia da fé do CNE, escolheu esta data para o lançamento do site “Fé que se

Jornadas de Radioescutismo 2025

As próximas Jornadas de Radioescutismo decorrem entre os dias 8 e 9 de março, no Parque Nacional de Escotismo da Costa da Caparica (PNEC). O