Capacidade de Construção reúne jovens dos dois lados do Mediterrâneo.

Confesso que estes últimos meses em representação externa da Organização Mundial do Movimento Escutista – Região Europeia têm sido bastante produtivos para a minha formação pessoal.

Nos passados dias 1 a 8 de maio estive numa formação de formadores, baseada na “Capacidade de Construção” face ao racismo e xenofobia, em Hammamet, na Tunísia.

Este projeto visa envolver jovens trabalhadores das duas partes do mar Mediterrâneo, de modo a discutir sobre qual é o papel que as organizações juvenis e conselhos de juventude devem desempenhar para combater a discriminação, revoltas xenófobas e racistas, dados os mais recentes eventos e tendências migratórias. Este projeto, lançado pelo Conselho Nacional de Jovens da Catalunha e financiado pelo Erasmus+, já é feito há quatro anos.

O primeiro impacto que tive foi a pobreza existente no país, pelas indeterminadas casas por acabar (em construção) e pela quantidade de sem-abrigo que havia visto. Mas falando de coisas boas, o facto de os formandos serem de ambos os lados do mar Mediterrâneo deu para entender diversos pontos de vista e maneiras de ver as coisas. Esta formação baseada na Cooperação dos Jovens foi também uma oportunidade de poder falar e dar o meu contributo no que diz respeito à educação não formal, pela experiência que tenho como escuteiro e como candidato a Dirigente.

A partilha e troca de documentos suporte sobre a temática foram e são bastantes úteis para no futuro serem usados. A maneira como o CNE e o Escutismo a nível europeu estão estruturados foi bastante questionada pelo espetacular trabalho que tem vindo a mostrar e pelo crescente número de voluntários que tem vindo a aumentar. Da minha parte resta dizer que é uma honra representar o movimento e a organização numa formação desta natureza e onde estamos a viver nos dias de hoje.

Texto e fotografia de: Rafael Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade