O aCordas trata-se de uma atividade para caminheiros/companheiros, cujo objetivo principal é capacitar os jovens da Região do Porto para uma participação ativa nos órgãos de tomada de decisão do CNE – na unidade e no nível regional – munindo-os de informação e ferramentas que serão úteis para uma participação correta e eficaz nos órgãos referidos.
Pretendeu-se também dar a conhecer aos caminheiros/companheiros a melhor maneira de ser voz ativa e proporcionou-se durante o aCordas, momentos para os caminheiros/companheiros debaterem as suas opiniões e preocupações sobre diferentes assuntos no movimento escutista.
No âmbito do Projeto Torre, Paulo Rodrigues, Coordenador Regional para o Projeto, explicou aos Caminheiros e Companheiros o que se pretende e incentivou os elementos a serem proativos e a levarem o Projeto para os seus agrupamentos bem como a participar com as suas contribuições no enriquecimentos do mesmo.
O aCordas permitiu ainda aos participantes trabalhar os seguintes Objetivos Educacionais Finais: C7. Ser consistente e convicto na defesa das suas ideias e valores; I15. Analisar os problemas de forma crítica, sugerindo e aplicando estratégias de resolução; S2.
Participar ativa e conscientemente nos vários espaços sociais onde se insere, intervindo de uma forma informada, respeitadora e construtiva; S5. Usar de empatia na forma de comunicar com os outros, demonstrando tolerância e respeito perante outros pontos de vista.
Nesta atividade os Caminheiros/Companheiros tiveram ainda a oportunidade de eleger os novos conselheiros ao Conselho Jovem da Junta Regional do Porto (CJJRP). Este Conselho Consultivo tem como objetivo auxiliar a Junta Regional na preparação de atividades e na criação de novas de modo a torná-las mais próximas da realidade pretendida pela IV secção.
Texto e Fotografia de: Manuel Joaquim.