Capacitar os Caminheiros/Companheiros da Região do Porto para a participação ativa nos órgãos de tomada de decisão do CNE é o grande propósito desta atividade, que decorreu no Seminário de Vilar.

O aCordas trata-se de uma atividade para caminheiros/companheiros, cujo objetivo principal é capacitar os jovens da Região do Porto para uma participação ativa nos órgãos de tomada de decisão do CNE – na unidade e no nível regional – munindo-os de informação e ferramentas que serão úteis para uma participação correta e eficaz nos órgãos referidos.

Pretendeu-se também dar a conhecer aos caminheiros/companheiros a melhor maneira de ser voz ativa e proporcionou-se durante o aCordas, momentos para os caminheiros/companheiros debaterem as suas opiniões e preocupações sobre diferentes assuntos no movimento escutista.

No âmbito do Projeto Torre, Paulo Rodrigues, Coordenador Regional para o Projeto, explicou aos Caminheiros e Companheiros o que se pretende e incentivou os elementos a serem proativos e a levarem o Projeto para os seus agrupamentos bem como a participar com as suas contribuições no enriquecimentos do mesmo.

O aCordas permitiu ainda aos participantes trabalhar os seguintes Objetivos Educacionais Finais: C7. Ser consistente e convicto na defesa das suas ideias e valores; I15. Analisar os problemas de forma crítica, sugerindo e aplicando estratégias de resolução; S2.

Participar ativa e conscientemente nos vários espaços sociais onde se insere, intervindo de uma forma informada, respeitadora e construtiva; S5. Usar de empatia na forma de comunicar com os outros, demonstrando tolerância e respeito perante outros pontos de vista.

Nesta atividade os Caminheiros/Companheiros tiveram ainda a oportunidade de eleger os novos conselheiros ao Conselho Jovem da Junta Regional do Porto (CJJRP). Este Conselho Consultivo tem como objetivo auxiliar a Junta Regional na preparação de atividades e na criação de novas de modo a torná-las mais próximas da realidade pretendida pela IV secção.

Texto e Fotografia de: Manuel Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade