O coordenador da Drave Scout Centro, Paulo Natividade é um dos novos embaixadores mundiais do projeto Scouts go Solar que atualmente faz parte do Programa Mundial do Escutismo para o Ambiente da Organização Mundial do Movimento Escutista. Este projeto está direccionado para as questões relacionadas com o uso da energia solar no escutismo.
Neste momento existem seis embaixadores espalhados pelo mundo, nomeadamente México, Paquistão, Franca, Peru e Filipinas, sendo os únicos países onde ja se encontra a decorrer este programa.
No sentido de expandir o número de países com embaixadores, está a ser realizado no Kandersteg International Scout Centre (KISC) o curso de formação, para embaixadores, deste projeto global. Os novos embaixadores reconhecidos são provenientes de Portugal, Costa Rica, Polonia, Taiwan, Lituânia e Republica Checa.
No CNE o projeto irá ser dinamizado conjuntamente com o Departamento Nacional de Ambiente, visando dar formação a dirigentes no sentido de serem embaixadores do projeto no nosso pais.
Drave Scout Centre sendo um Centro Escutista de Excelência para a Natureza e Meio Ambiente – SCENES de referência internacional, terá um papel relevante no desenvolvimento de programas educativos relacionados com a energia solar, adotando novas medidas visando diminuir a sua pegada ecológica e ao mesmo tempo proporcionar oportunidades para que os caminheiros de todo o mundo possam obter a insígnia Scout go Solar.
Texto e fotografia de: Paulo Natividade.