O projeto “Viseu Sem Fronteiras”, que foi submetido à Secretaria Internacional do CNE, visa juntar todos os Escuteiros e Guias da região de Viseu que se encontram inscritos para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
Pretende-se assim que os participantes não se limitem apenas à participação nas JMJ, mas que esta viagem adquira novos contornos e um caris escutista no qual se integra a participação nas Jornadas.
Na viagem, que se inicia a 22 de julho e termina a 3 de agosto, os participantes, para além de participar nas JMJ, vão percorrer e visitar várias cidades da Europa como Genève, Budapeste, Auschwitz e Veneza com o objetivo de conhecer diferentes costumes e tradições.
O encontro contou com a presença de todos os escuteiros e guias que vão participar na viagem. Neste primeiro encontro, os agrupamentos foram desafiados a elaborar um trabalho sobre várias temáticas relacionadas com o escutismo no mundo. Os diversos grupos apresentaram os seus trabalhos entre apresentações e jogos. Houve ainda tempo para avisos e informações sobre a viagem.
O próximo encontro tem data marcada para 9 de julho onde os participantes vão receber formação sobre o que devem levar nas suas mochilas para as duas semanas que estarão fora do país.
Texto e fotografia de: Paulo Costa.