Pioneiros do 1143, de Oiã, região de Aveiro passam a fronteira e recriam vivências passadas.

Acaraia foi o nome dado ao empreendimento internacional realizado entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, pela Comunidade de Pioneiros, do agrupamento 1143, de Oiã.

Esta atividade pretendeu trazer à memória as vivências passadas por muitos contrabandistas destas terras de touros e de forcão, homens, mulheres e crianças da zona raiana do concelho do Sabugal, que tantas vezes seguiram curvados por trilhos inventados em direção a Navasfrias/Salamanca, na busca de melhor sustento diário para as suas famílias.

O local da Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres, em Aldeia Velha foi o local eleito para este grande acampamento e também, o ponto de saída da caminhada noturna até às terras espanholas da província de Salamanca até Ciudad Rodrigo.

Chegados ao local tiveram oportunidade para conhecer, viver e respirar os ares escutistas con nuestros hermanos del grupo Scout Kennedy.

Profundo sentimento de unidade e fraternidade entre dois grupos de pioneiros, onde a simplicidade da linguagem escutista, a cumplicidade dos gestos, o calor do fogo, a harmonia das canções e a partilha da oração, se fundiram numa só e mesma língua.
Obrigado B-P.

Texto de: Filipe Vaz. Fotografia de: Agrupamento 1143.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agrupamento 1402 São Miguel no Jubileu 2025

Quando pensámos desafiar os jovens do nosso agrupamento, 1402 São Miguel, a participar no Jubileu levantaram-se dúvidas e incertezas, pois a realização de um evento desta magnitude afigurava-se uma tarefa complexa, quer a nível logístico, quer financeiro.

Clã de Mafra junta mais de 50 Caminheiros para viver os símbolos da IV Secção

A “Mochila”, uma atividade que surgiu com a vontade do Clã 35 de realizar algo de Caminheiros para Caminheiros, concretizou-se nos dias 21 e 22 de junho, em Mafra. O principal objetivo era juntos conseguirmos alcançar o Homem Novo através da vivência dos símbolos da IV Secção: a tenda, o pão, o fogo, a vara, o evangelho e a mochila.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade