Capelinha das Aparições acolheu cerimónia oficial de apresentação a Nossa Senhora seguida da abertura de campo da peregrinação nacional do CNE.

A parte da tarde foi dedicada a participar em várias atividades ligadas ao centenário das aparições e ao Ano da Misericórdia. Aqui os participantes encontraram uma proposta muito variada de atividades que desenvolveram por Unidade ou por Agrupamento.

A passagem da Porta Santa era uma das atividades do dia. Após entrarem pela porta da Basílica da Santíssima Trindade, os escuteiros foram convidados a assistir a uma peça de teatro preparada pelo agrupamento 1329, do Sobrado, da região do Porto. Num registo meio divertido, meio sério, refletiram sobre várias parábolas do Evangelho que abordam a questão da Misericórdia, pedindo a colaboração do público e deixando sempre o apelo para que as Obras de Misericórdia não sejam esquecidas pelos escuteiros.

O Carmelo de S. José foi mais uma das propostas de visita. Os caminheiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a história desta ordem, da qual fez parte a irmã Lúcia.

As Servas de Nossa Senhora de Fátima ficaram responsáveis pela dinamização de outro trilho, este dirigido a todas as secções. Os participantes conheceram esta instituição que se dedica a um trabalho de proximidade junto da comunidade, já que muitas das irmãs trabalham como professoras e enfermeiras.

A finalizar a tarde a Capelinha das Aparições foi o local escolhido para a Cerimónia oficial de apresentação a Nossa Senhora. Representantes das regiões e agrupamentos presentes na peregrinação marcaram presença.

Norberto Correia, chefe nacional do CNE reforçou a presença de todos nesta grande atividade nacional afirmando que ” Somos muitos e todos diferentes pela condição humana, mas somos um, no mesmo ideal, no mesmo desejo e missão de tornarmos este mundo melhor”.

De seguida o Assistente Nacional do CNE, Pe Luís Marinho enalteceu a presença de todos salientando o propósito ” aqui estamos para dar início a este grande encontro de peregrinação, de confiança aos pés de Maria”.

D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal Laicado e Família e bispo auxiliar de Lisboa dirigiu-se a todos desejando que esta peregrinação seja ” um verdadeiro encontro com Jesus, com Nosso Senhor e ainda um encontro entre nós”.

No final decorreu a bênção das bandeiras desta peregrinação seguida da abertura oficial de campo.
O dia culmina com todos reunidos no recinto do Santuário para a recitação do terço e procissão das velas.

Texto de: Susana Micaela Santos, Cláudia Baptista Martins e Ricardo Perna. Fotografia de: João Lopes Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade