Uma centena de caminheiros da região de Viana do Castelo marcaram presença na atividade de inverno realizada na Drave, Base Nacional da IV, nos dias 17 e 18 de dezembro.

Com o embarque marcado para as 6h30, os caminheiros partiram para a aventura com mochilas, tendas, cantinas e fogões às costas. Numa caminhada de quase 4km até Drave, os irmãos escutas fizeram-se ao caminho e, apesar dos ventos fortes a dificultar, mantiveram-se fortes e resistentes, aproveitando tudo aquilo que o caminho proporcionava, desde o som dos pássaros até às montanhas verdejantes.

Assim que chegaram à Base da IV alojaram-se, montando as suas tendas. Uma das casas da aldeia foi aproveitada para colocar os fogões, de modo a que o ambiente fosse propício para cozinhar da melhor forma.

Interação entre agrupamentos
Na parte da tarde, foram convidados pelo staff para uma caminhada até Palhais, passagem obrigatória para quem realiza o trilho do sol. As tribos foram distribuídas por cinco grupos diferentes para intercalar os diferentes agrupamentos nas mesmas equipas, promovendo assim, a amizade, o espírito de trabalho e o intercâmbio de conhecimentos.

A noite foi marcada pelo fogo de conselho, um momento de partilha e reflexão entre os caminheiros. Todavia, aproveitou-se a ocasião para falar do Cenáculo, com o objetivo principal, de manter viva a chama da atividade de caminheiros para caminheiros.

“Sempre Alerta para Servir”
No dia a seguir, o serviço ocupou a manhã dos irmãos escutas. Numa aldeia restaurada pelos escuteiros que por ali passam, os vianenses quiseram fazer parte dessa missão e, por isso, meteram mãos ao trabalho.

Divididos em grupos de cinco cada um teve uma tarefa diferente: restaurar alguns materiais das casas, recolher troncos secos e cortá-los para serem utilizados, mais tarde e ainda, o contributo para o meio ambiente com a plantação de árvores. Já depois do almoço, a Eucaristia, onde os caminheiros mantiveram-se em contacto com Deus.

A celebração foi realizada pelo assistente José Domingos Gomes, da paróquia de Barroselas, no anfiteatro localizado nas Quelhas de Cima com uma paisagem sob a “aldeia mágica”.

O regresso foi mais duro, agora num sentido contrário até ao autocarro, as subidas pareciam ser impossíveis de atingir, mas nenhum caminheiro desistiu e todos chegaram ao fim do percurso, confirmando a deixa de Baden Powell: “Retirando a sílaba IM da palavra impossível, qualquer pessoa terá certeza de chegar à frente”.

Texto de: Micaela Barbosa. Fotografia de: J.R. Viana do Castelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade