Existem diferenças entre o que é reciclar e o que é reutilizar, embora muitas vezes considerem ser sinónimos. Indicamos as principais diferenças entre o ato de reciclar e o ato de reutilizar.

Tanto a reciclagem quanto a reutilização são processos importantes para o meio ambiente e para a gestão de resíduos, pois o objetivo final de ambas é combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição de passivos em aterros e de recursos naturais.

Com a prolongação da vida útil dos materiais, seja pela reciclagem, seja pela reutilização, contribuímos para toda uma cadeia de redução do consumo de matéria-prima e de energia para produzir novos produtos.

Vamos então identificar as diferenças entre reciclar e reutilizar.

O que é reciclagem?
A ideia de reciclar envolve a transformação de algo novo. “Re-ciclar” significa colocar um material em um novo ciclo de produção, transformando-o em um outro produto com uma nova utilidade. Por exemplo, uma garrafa PET pode se transformar em fibra de poliéster, assim como a compostagem, processamento de resíduos degradáveis (casca de frutas e legumes, poda de árvores, produtos alimentícios vencidos, restos de alimentos, etc.), também é considerada reciclagem.

Vários tipos de materiais podem ser reciclados e transformados em novos materiais ou produtos: papel, metal, vidro, tecido, plástico e componentes eletrónicos.

Todo o processo de transformação desses materiais evita o desperdício e reduz a poluição, além da emissão de gases de efeito estufa. O processo é sustentável e económico, pois evita um novo ciclo de produção.

A separação doméstica é também muito importante para a reciclagem, pois os resíduos separados de maneira correta têm um índice de aproveitamento que supera os 70%.

O que é reutilização?
A reutilização de um material não o coloca em um novo ciclo de produção, mas sim reaproveita-o para outras fins. A reutilização implica dar uma nova função para um material, combatendo, assim, o desperdício. Por exemplo, papéis usados que se transformam em blocos de rascunho, móveis que podem ter novos usos, garrafas que se transformam em objeto de decoração, etc.

A reutilização não contribui diretamente para o problema dos resíduos, mas colabora na gestão do lixo, ao reaproveitar um material que poderia ser descartado, e na exploração de recursos naturais, já que evita o consumo de produtos.

Agora que já sabes as principais diferenças entre reciclar e reutilizar, podes por em prática de forma consciente e amiga do meio ambiente.

Nunca é demais lembrar a frase do nosso fundador “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste.”

Texto de: Gisella Meneguelli. Adaptação de: Susana Micaela Santos. Imagem de: D.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.