Guias exploradores/moços da região do Porto aprenderam a “Descobrir” o quanto importante é o seu papel no apoio ao progresso pessoal dos seus elementos.

A edição 2017 do Enguias, organizado pela Equipa Regional Pedagógica de Exploradores e Moços da Junta Regional do Porto, realizou-se na Escola Básica nº. 2 de Santa Maria da Feira, com a presença de 200 Exploradores, representado 50 Agrupamentos da região.

Nesta edição pretendeu-se potenciar o papel de guia no contexto de patrulha, de secção e de agrupamento; promover espaços de partilha e discussão entre guias de Expedição/Flotilha; apoiar a implementação do Programa Educativo na região, fomentando a partilha de boas práticas entre as Expedições/Flotilhas.

Logo após o check-In e o acolhimento os participantes partiram à descoberta da cidade e dos seis postos previamente preparados para os receber e que contemplavam as áreas físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social nos quais os guias tiveram oportunidade de, no decorrer do dia, através de vários jogos e workshops, descobrir quais são as áreas em que se sentem mais confortáveis e as em que não se sentem tão à vontade para, posteriormente, delinear um plano para melhorar os seus conhecimentos e poder, por sua vez, ajudar mais eficientemente os seus elementos a progredir e a atingir os objetivos definidos para o seu progresso pessoal.

Aprenderam também que liderar não é sinónimo de mandar é sim procurar ser flexível, procurar delegar, procurar dar o exemplo, procurar ser fiel à sua palavra, procurar ser justo com todos e procurar ser um bom comunicador.

O herói, Super-Tiago, entrou em cena e convidou os participantes a descobrir a história do movimento escutista lançando um concurso inter-patrulhas que contará com vários desafios e decorrerá até à atividade do São Jorge regional.

Durante o dia a equipa internacional da região apresentou aos participantes oportunidades de participação em dinâmicas e atividades internacionais.

Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!