Os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto foram proclamados Santos logo no início da Missa da peregrinação do Papa Francisco a Fátima.
O Santo Padre esteve como peregrino em Fátima e agradeceu a todos os presentes o terem acompanhado nesta caminhada.
“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, depois de termos longamente refletido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” foi assim que o Papa Francisco aclamou os mais jovens Santos da história da igreja.
“No crer e sentir de muitos peregrinos, se não mesmo de todos, Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe” realçou o Papa Francisco na sua homília.
“Queridos peregrinos, temos Mãe. Temos Mãe! Agarrados a Ela como filhos, vivamos da esperança que assenta em Jesus”, afirmou.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima agradeceu ao Papa ter trazido a todos os portugueses “dois novos santos, Francisco e Jacinta, duas crianças, dois pequenitos, tão queridos ao povo português”.
Afirmando ainda “Fátima, a Igreja e Portugal, todos os peregrinos do mundo inteiro agradecem-vos, Santo Padre, por terdes querido partilhar connosco este momento alto da celebração do centenário das aparições. Por isso queremos dizer-vos todos juntos em coro: Muito obrigado, Papa Francisco! Muito obrigado! Nunca vos esqueceremos!”, afirmou.
A cerimónia culminou com o adeus a Nossa Senhora, mais um momento intenso e marcante destes dias. No final e já no papamóvel, o Papa Francisco despediu-se dos milhares de peregrinos no recinto do Santuário.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Agência Lusa.