Paredes de Coura recebeu atividade com 600 escuteiros, da I e II Secção.

Durante dois dias, a I Secção, desenvolveu as suas atividades em torno do imaginário “Uma viagem, uma visão… com Maria, somos um”, no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, onde os participantes puderam descobrir as “maravilhas da Natureza que lhes permitem viver alegres, verdadeiros, atentos, asseados, obedientes, amigos de todos e dispostos a imitar o Menino Jesus”.

Na II Secção, os Exploradores, tiveram como mote para as suas atividades a personagem “Kibbo, um escuteiro como tu”. Em torno deste imaginário, foram criadas um conjunto de atividades que pretenderam destacar os ideais do explorador, o espirito jovem, corajoso e aventureiro. Tendo por base a freguesia de Padornelo, a escaços 5 Km da Vila de Paredes de Coura, este local permitiu uma descoberta das artes, ofícios e culturas, rodeados de uma natureza irrepreensível. Com a colaboração da Junta de Freguesia de Padornelo, foi possível juntar um conjunto de artesãos, possibilitando aos jovens escuteiros aprender a fazer a típica broa de milho, os tamancos, fiar o linho, trabalhar com o ferreiro e conhecer a Igreja do Senhor Ecce Homo de Padornelo.

A noite foi dedicada ao Sarau Escutista, juntando Lobitos e Exploradores no Centro Cultural de Paredes de Coura, onde várias atuações de escuteiros e artistas Courenses animaram o serão. Neste mesmo local, na tarde de domingo, realizou-se a Eucaristia, presidida pelo Pe. Fernando Nogueira, Arcipreste de Paredes de Coura e pelo Pe. José Domingos Meira, sucedendo-se a cerimónia protocolar de encerramento da atividade, com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o executivo da Junta de Freguesia de Padornelo e o chefe regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, com a sua restante equipa Regional.

Esta atividade regional foi promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura, da Junta de Freguesia de Padornelo e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Texto de: João Lima de Abreu. Fotografia de: Secretaria Regional Comunicação e Imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!