O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve em campo com os mais de 21 mil escuteiros participantes no primeiro dia do 23.º Acanac 2017.

Marcelo Rebelo de Sousa atravessou o pórtico de entrada já a sorrir, acenando para os escuteiros que tão ansiosamente o esperavam. Seguiu para o Monte Trigo onde, circundado por uma esplêndida vista para todo o Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) de Idanha-a-Nova, foi recebido e deixou-se envolver pelo espírito escutista, sendo-lhe colocado ao pescoço o lenço do Acanac 2017. Deixou-se surpreender pela dimensão do campo e pelos números que o Chefe Nacional Ivo Faria lhe apresentou sobre o local que acolhe o maior acampamento nacional de sempre, e fez questão de perguntar: “Eu quero ver tudo. Por onde começamos?”

Impressionado, o Presidente dispensou o carro e andou pelo seu próprio pé, descendo até à zona de acampamento e percorrendo o campo de uma ponta à outra. Desde os lobitos aos caminheiros, todos os escuteiros o recebiam com um sorriso, correndo ao seu encontro e procurando uma fotografia com Marcelo Rebelo de Sousa. O seu nome ecoava entre todos, especialmente entre os mais novos, que cantavam a fim de o chamar para perto de si. Andava, parava, mais uma selfie, mais um cumprimento, mais um abraço. Arrastou consigo multidões de escuteiros pela cidade-acampamento do Acanac.

No meio de tanta agitação, Marcelo sublinhou a importância deste movimento para o crescimento dos jovens, valorizando o dinamismo vivido e o respeito pelo outro e pela natureza que aqui são fomentados.

Após um mar de saudações e palavras de apreço, o Presidente da República provou ainda os cozinhados dos nossos escuteiros jantando com os guias das patrulhas de exploradores do Agrupamento 452 de Vila Nova de Anha e 787 de Vitorino de Piães.

Caminhando para uma vertente mais imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a capela de campo, obra que admirou com curiosidade pela espantosa união arquitetónica da vertente criativa com a espiritual, como disse.

Durante a sua visita, o Presidente da República agradeceu muito o calor, a esperança, o sentido coletivo e a solidariedade do corpo de escuteiros presente, mencionando sair de alma cheia por ver que estes jovens estão no caminho para seguir o lema desta grande atividade: Abraça o Futuro.

Texto de: Ana Mano. Fotografia de: Ricardo Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Parabéns Voluntário!

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado. Nesta data especial, é importante referir a dedicação de todos os adultos voluntários do CNE que trabalham em