Escuteiros felicitam escuteiro novo bispo de Santarém.

Está reunido, hoje, 25 de novembro, em Fátima, o Conselho Nacional de Representantes do CNE. A manhã foi quase exclusivamente dedicada ao “período antes da ordem do dia” com um conjunto vasto de informações, manifestações de opinião e pontos de situação da ação do Corpo Nacional de Escutas. Durante a manhã estiveram 179 conselheiros de 19 regiões.

O conselho, por aclamação, aprovou um voto de felicitação da posse de Dom José Traquina, novo bispo de Santarém e escuteiro do agrupamento de Alcobaça. O novo prelado, que tomou posse à mesma hora do conselho, foi também assistente em vários agrupamentos do Núcleo do Oeste.

Questões como o seguro escutista, as inoperacionalidade do modelo de entrega do certificado do registo criminal, harmonizações sobre comportamentos em momentos litúrgicos, bem como os programas mensageiros para a paz e diálogo para a paz foram apresentados pelos conselheiros.

Tempo houve, ainda, e como não podia deixar de ser para abordar o processo de avaliação do ACANAC – em maio será apresentada a avaliação e as contas da atividade. O flagelo dos fogos florestais com referências não só ao trabalho feito pelos escuteiros nas suas comunidades e junto das pessoas, bem como ao espaços do CNE destruídos pelos incêndios, também foi tratado.

Foi anunciada a região de Lisboa como a hospedeira da Estação Nacional do JOTA/JOTI 2018. Foi elogiado o trabalho da Junta Regional do Algarve na organização da estação de 2017. E apresentada a nova assinatura do CNE, “O escutismo és tu!”, pela equipa nacional de comunicação.

O modelo pedagógico do Encontro Nacional de Guias 2018 foi apresentado e feito o ponto de situação sobre o processo de revisão do programa educativo e projeto pedagógico, com as conclusões do comité pedagógico e do trabalho da secretaria nacional pedagógica

As conclusões da Conferência Mundial do Escutismo e do Fórum Mundial de Jovens, os maiores de sempre, em Baku e Gabala, no Azerbaijão, em agosto passado, foram apresentadas, destacando-se a decisão de considerar “o envolvimento na comunidade” como a oitava maravilha do método escutista.

Boa parte deste ponto antes da ordem dos trabalhos foi destinado à Junta Central que apresentou o trabalho feito pela estrutura Nacional desde a última reunião do conselho nacional.

Texto de: Nuno Castela Canilho. Fotografia de: Gonçalo Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade