O Encontro Regional de Guias de Tribo decorreu em Seroa e contou com 72 participantes.

No ano em que se celebra o Centenário do Caminheirismo a região do Porto, através da Equipa Regional Pedagógica de Caminheiros e Companheiros decidiu incorporar o tema do centenário do Caminheirismo nas atividades organizadas junto dos caminheiros, celebrando a história e criando novas memorias.

O Encontro Regional de Guias de Tribo – EnQuarta decorreu a 10 e 11 de fevereiro sob o tema: Guias do Centenário. Entre caminheiros e dirigentes da IV foram 72 os elementos que aceitaram o desafio de acampar em Seroa- Paços de Ferreira.

Para além da viagem pela história do caminheirismo e dos seus momentos mais marcantes foram abordados temas como o envolvimento jovem e o envolvimento na comunidade. Representados estiveram a equipa de assessores para o envolvimento dos Jovem do CNE, a Equipa Projeto do 15º Cenáculo Nacional, caminheiros e candidatos a dirigentes a darem testemunho sobre projetos em curso junto da comunidade, cá dentro ou lá fora, assim como, apresentados testemunhos de desafios realizados.

O dia de partilha e reflexão deu lugar às histórias de uma geração e das suas músicas, que hoje fazem parte da identidade dos caminheiros, pelo Alexandre Reis e a Manuela Rodrigues.

Antes do Fogo de Conselho houve lugar à tomada de posse dos novos conselheiros Jovens da Região do Porto, que nesta atividade tiveram a oportunidade de se darem a conhecer auscultando ainda os guias da Região sobre as expetativas destes relativamente ao São Jorge. Para terminar o dia o tradicional fogo de conselho e já noite dentro a Eucaristia.

Acordar não foi fácil e antes da partida houve ainda a oportunidade dos caminheiros avaliarem os trabalhos desenvolvidos e darem sugestões sobre trabalhos e atividades futuras.

Texto de: Cristina Ribeiro. Fotografia de: Manuel Joaquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!