O Agrupamento 253, do Seixal foi o primeiro agrupamento a desenvolver um projeto ambiental no seguimento da parceria do CNE com a ECOMAR.

O CNE e a Fundação ECOMAR estabeleceram uma parceria onde colocam ao dispor de todos os escuteiros a possibilidade de realizarem projetos ambientais na Orla Costeira. Uma das finalidades é cada agrupamento adotar uma zona de referência, tornando-a limpa e com ações periódicas para manutenção da mesma.

O agrupamento 253, do Seixal, região de Setúbal foi o primeiro a participar nesta parceria. A ação decorreu no passado dia 17 de fevereiro, na praia do “Ti João”, no Seixal e contou com a participação de 33 elementos (adultos e crianças). Desta atividade resultou a recolha de 12 sacos de lixo, divididos pelas cores da reciclagem, potenciando mais um momento de aprendizagem.

Esta iniciativa além da parceria com a Fundação ECOMAR, contou com a colaboração da Junta de Freguesia, que disponibilizou as ferramentas necessárias para a limpeza.

No final da atividade ficou ainda identificada a intervenção do agrupamento naquela área, sendo fora da época balnear mensal e no período balnear semanal.

A base desta parceria é o livro “Diário de Bordo” para cada elemento, guia para conhecer e desfrutar o Mar, com oficinas e atividades Eco sustentáveis.

Os agrupamentos inscritos e ao participarem no Projeto Piloto este ano 2018, além dos brindes que forem sendo disponibilizados ao longo do ano poderão ver reconhecido o seu contributo para um Mar mais limpo, através de atribuição de material que lhe faça falta para realizar as atividades desportivas no seu Agrupamento, como por exemplo: Velas Embarcação, Coletes, Tendas.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: António Laranjeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.